Mexerica: só dá ela!

Benefícios de uma das frutas mais queridas da estação!

E você,
como chama?

No Espírito Santos e em outros estados é mexerica e, às vezes, ponkan. No sul, bergamota ou mimosa; no Piauí e Maranhão, tanja. Não importa o nome: a mexerica é uma das frutas mais consumidas e amadas do Brasil.

Direto
da ásia

Os diferentes tipos são variedades da tangerina, planta que veio direto da Ásia para o Brasil no final do século 19. As diferenças entre elas estão na casca, no tamanho, e na quantidade de suco.

rainha da praticidade

Além de deliciosa, essa fruta cítrica é prática: vem embaladinha e para descascar você só precisa usar os dedos. O aroma do descascar já avisa: lá vem mexerica!

delícia vitaminada

Todas as variedades da fruta são carregadas de propriedades benéficas.
O alto teor de vitamina C é um dos destaques da rainha dos gominhos.

rugas?
só na casca!

Sendo rica em vitamina C e fibras, a mexerica vem cheia de propriedades antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres envolvidos no processo de envelhecimento.

menos inflamações

Consumir mexerica regularmente também ajuda a diminuir as inflamações no organismo, mais uma vez graças a ela: a vitamina C e a outras substâncias antioxidantes da fruta.

uma campeã de fibra

Todas as frutas cítricas, como a mexerica, são ricas em fibras, que ajudam a acelerar a digestão e aliviar a prisão de ventre. A mexerica tem três vezes mais fibras do que a laranja!

imunidade
lá em cima

Outra vantagem das frutas cítricas, graças à vitamina C, é o fortalecimento das defesas do organismo. Aumentar a imunidade é mais um dos benefícios do consumo da mexerica.

xô, Anemia!

Quando consumida junto com alimentos ricos em ferro, como feijão e vegetais verde-escuros, a mexerica ajuda o corpo na absorção desse mineral.

lanchinho ideal

As fibras da mexerica promovem saciedade por mais tempo. Além disso, ao comer essa frutinha acabamos mastigando por mais tempo, o que também reduz a vontade de comer.

vale no
pós-treino

Essa frutinha é rica em água e minerais como fósforo, cálcio e magnésio, que ajudam a repor líquidos e eletrólitos perdidos depois de transpirar e praticar atividades física.

dica
esperta

Como a vitamina C é bastante sensível, o ideal é abrir a mexerica na hora de comer, e dar preferência ao consumo in natura ao invés do preparo de sucos para absorver todos os nutrientes.

ela é
toda boa!

As partes brancas da mexerica são ricas em fibras, e devem ser ingeridas já que ajudam no bom funcionamento do intestino e reduzem a absorção do açúcar da fruta pelo organismo.

hora de aproveitar!

A mexerica está disponível nos mercados durante o ano todo, mas nos meses mais frios a fruta está na sua melhor época, com maior disponibilidade de nutrientes e bom preço. Aproveite!

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Roteiro e Design: Diana Klippel