como fazer bolinho
de grão-de-bico

Falafel

O falafel é um delicioso bolinho vegetariano que pode ser consumido como petisco, em refeições e até mesmo ser usado como recheio de sanduíches.

Essa receita milenar do Oriente Médio é feita com grão-de-bico e fava, um grão similar ao feijão. Os ingredientes são moídos com temperos, moldados em bolinhos e fritos por imersão.

Nesta receita, utilizamos apenas o grão-de-bico e muitos temperos. Confira o passo a passo fazer falafel em casa:

250 g de grão-de-bico seco
½ cebola
¼ de xícara (chá) de salsinha
¼ de xícara (chá) de coentro
1 dente de alho

Ingredientes

1 ½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Óleo para fritar

Ingredientes

Uma colher de chá (ou quantia a gosto) das especiarias: cominho em pó, pimenta síria, canela em pó, semente de coentro e noz-moscada ralada na hora a gosto.

Ingredientes

Deixe o grão-de-bico de molho em uma tigela com água por 24 horas. Após esse tempo, escorra os grãos e em seguida leve para um pano de prato na bancada para secar.

Em um processador, coloque a cebola, o alho, a salsa e o coentro, processando até triturar bem. Junte metade do grão-de-bico e as especiarias e bata até formar uma pasta.

Adicione o restante do grão-de-bico e bata por cerca de 1 minuto, deixando alguns pedacinhos.

Aqueça o óleo em uma panela de borda alta, fogo médio. Misture a massa de grão-de-bico e temperos com o bicarbonato e a farinha de trigo em uma tigela, misturando bem.

Modele os bolinhos com uma colher e leve para o óleo quente. Deixe fritar por cerca de 1 minuto, virando com a escumadeira até dourar.

Transfira os bolinhos para uma travessa com papel toalha e repita até terminar de usar a massa. Se preferir, você pode assar seu falafel. 

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Unsplash, Freepik,
Shutterstock e Canva Pro
+ Gastronomia

 [ próximo ] 

Aprenda
como fazer molho pesto

Clique aqui