Erva-doce

além do chá
Quem nunca ouviu a sugestão de tomar um chá de erva-doce para acalmar o estômago? Essa planta cheia de benefícios tem diversos outros usos e pode ser utilizada por inteiro: folhas, raízes e sementes.
Algumas plantas diferentes recebem o nome de erva-doce: a mais comum delas é a Foeniculum vulgare, produzida no Brasil e também conhecida como funcho.
O bulbo e as folhas da erva-doce podem ser consumidos, e as sementes são usadas em chás e para aromatizar preparos. Além disso, a planta é rica em fibras, vitaminas e minerais.
As sementes de erva-doce, muito utilizadas em bolos de fubá, estão presentes há séculos na medicina popular em forma de chá: aliviam
problemas digestivos e possuem ação calmante e diurética.
As sementes de erva-doce são geralmente vendidas secas e, além dos benefícios,  agregam sabor especial a preparos com milho e em pratos com carne, especialmente cortes de porco.
O bulbo da erva-doce também tem usos variados. Com um sabor adocicado e textura crocante, vai bem na salada, grelhado, assado ou salteado.
Na hora da compra, prefira bulbos bem clarinhos, quase brancos, com as folhas bem verdes. Quanto mais amarelados, mais velhos e menos crocantes estão os bulbos de erva-doce.
As folhas da erva-doce também têm  lugar garantido na cozinha. É possível preparar uma infusão ou usá-las  picadas como tempero: elas substituem o endro para finalizar receitas.
Confira como preparar a infusão de erva-doce utilizando as sementes ou as folhas da planta:
Ferva 1 xícara de água e adicione 1 colher de chá de sementes de funcho ou 5 g de folhas verdes de funcho. Deixe descansar de 5 a 10 minutos, coe e beba.
Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Pexels, Unsplash, Freepik, Pixabay
Veja mais Web Stories