incremente seus pratos com

Especiarias

Alho, cebola e cheiro verde fazem parte da cozinha de quase todo mundo. Mas que tal apostar em algumas raízes, cascas e sementes secas diferentes? São as especiarias!

Com algumas pitadas de especiarias, você muda completamente o sabor de pratos do dia a dia, sem precisar recorrer a produtos industrializados com excesso de sódio ou gordura.

Algumas são mais conhecidas, outras aos poucos vem conquistando mais espaço: o ideal é ir começando aos poucos na quantidade, até ir se familiarizando e descobrindo suas especiarias preferidas.

Conheça algumas opções de especiarias para colecionar potinhos na sua cozinha e trazer novos sabores para sua rotina:

Esta semente é um ingrediente fundamental no molho bechamel e vai bem em receitas cremosas à base de leite. Experimente também em doces com nozes e maçãs, em preparos salgados com cebola, batata, ovo e couve-flor. A noz-moscada deve ser preferencialmente ralada na hora, no fim do preparo.

Noz-moscada

Existem três versões deste pó, que vem de uma variedade de pimentão: a páprica doce, a picante (que tem pimenta na mistura) e a defumada, que é mais marcante. Além de dar sabor, a páprica deixa os preparos coloridos.

Páprica

Na versão em pó, o cominho vai bem com lentilha, batatas e feijão. As sementes deixam os refogados de legumes perfumados. Vale ter as duas versões em casa.

Cominho

Da família do gengibre, o cardamomo ajuda a "esquentar" os preparos, sem ardor. Fica ótimo com café, doces e também em preparo de carnes. Na hora de usar, lembre-se de abrir as bagas onde se encontram as sementes aromáticas.

Cardamomo

Muito usada em sobremesas, a canela também faz bonito em preparos com carnes. Abasteça a despensa com as versões em rama e em pó. A versão compridinha fica charmosa mexendo o cafézinho, deixando tudo mais aromático.

Canela

Pensou em doces? O cravo-da-índia das compotas doces também combina com carne vermelha, carne de porco, manjericão, bacon, café e deixa molhos condimentados mais saborosos.

Cravo

Quem não gosta da erva fresca já torce o nariz, mas a semente de coentro tem um aroma cítrico muito diferente das folhas. Use com porco, maçãs e conservas. Se você mói o próprio café, experimente misturar algumas sementes de coentro.

Semente de Coentro

Todas as especiarias, por serem muito aromáticas, devem ser armazenadas em potes bem fechados e com atenção à data de validade na compra. Prefira comprar aos poucos para não perder os aromas.

receitas

experimente em

temperos

conheça mais
Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Pexels, Freepik, Pixabay, Unsplash