Caldo
Caseiro

faça você mesmo:

Os caldos de legumes, frango ou carne são a base de várias receitas como sopas, risotos e outros preparos. Para garantir sabor e saúde, o ideal é preparar seus caldos em casa - é mais fácil do que parece!

Os cubinhos industrializados são repletos de sal, gordura, realçadores de sabor e conservantes. Sempre que possível, eles devem ser evitados.

Também chamado de fundo no mundo da gastronomia, o caldo é um líquido aromatizado a partir da fervura prolongada e em fogo baixo, extraindo nutrientes, cor e sabor dos seus ingredientes.

Além disso, no preparo dos caldos você pode utilizar cascas de legumes, carcaças e ossos de aves e carnes, aproveitando integralmente os seus alimentos.

O caldo de legumes é fácil e rápido de preparar - uma boa opção para quem quer começar a preparar seus caldos em casa. Confira essa receita que pode ser usada em um risoto, por exemplo:

2 cenouras
2 talos de salsão (e folhas de 1)
1 cebola grande
2 folhas de louro
3 cravos da índia
5 grãos de pimenta-do-reino
2 litros de água

Caldo de Legumes

Corte a cebola em quatro partes, a cenoura e o salsão em pedaços grandes. Junte os ingredientes em uma panela, leve para fogo alto e, quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Deixe esfriar, coe e armazene o caldo.

Modo de Preparo

Você pode adicionar outros legumes e experimentar diferentes ervas aromáticas. Depois que o caldo estiver pronto, você pode descartar os legumes ou bater com um pouco do líquido para preparar uma sopa cremosa.

Durante o preparo de alimentos na semana, experimente guardar cascas de cenoura, partes de cebola ou salsão que iriam para o lixo. Mantenha no freezer e acrescente ao preparo do seu caldo caseiro.

Um bom caldo caseiro garante um sabor especial. Depois de pronto, pode ser guardado na geladeira por até 3 dias ou congelado, com validade de até 3 meses.

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Freepik, Freeimages, Unsplash, Pexels