Sem desperdício!

Aproveitamento integral dos alimentos

Você joga fora os talos, folhas e cascas dos vegetais que prepara? Pois saiba que essas partes dos alimentos podem ser aliadas para uma alimentação saudável e variada.

As cascas, sementes, folhas e talos que costumam ser descartados são ricos em vitaminas e fibras. Tanto que podem concentrar mais nutrientes do que a própria fruta, verdura ou legume.

Além de enriquecer nutricionalmente a alimentação diária, o aproveitamento integral dos alimentos reduz a produção de lixo orgânico e colabora com a economia doméstica.

Consumir os alimentos de maneira integral é mais fácil do que parece e os resultados são deliciosos. Confira algumas sugestões:

Podem ser picados ou triturados e aproveitados em massas de bolos, pães e panquecas, farofas, omeletes, recheios de tortas, bolinhos e misturados em sopas.

Talos de hortaliças

A parte entre a polpa e a casca da melancia, melão e maracujá pode ser utilizada para produzir compotas. A entrecasca da melancia pode ser refogada com resultado semelhante ao chuchu.

Entrecasca

As de beterraba e cenoura podem ser consumidas cruas em saladas, enquanto as folhas de couve-flor, batata-doce, mostarda e rabanete devem ser refogadas.

Folhas

As de laranja, mexerica e maracujá podem ser usadas no preparo de geleias. A de abacaxi pode ser usada em um delicioso chá. As de abóbora e batata, assadas até ficarem crocantes podem serem consumidas como petiscos.

Cascas

Torradas e moídas, podem ser misturadas à farinha no preparo de bolos, pães e biscoitos. As sementes de abóbora podem ser torradas, salgadas e consumidas como petiscos.

Sementes

A água do cozimento dos legumes também pode ser aproveitada: experimente usar o líquido do cozimento no arroz ou para preparar tapiocas coloridas.

alimentação
saudável

Mais dicas sobre

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Pexels, Pixabay, Unsplash