dentro ou fora

da geladeira?

dicas de armazenamento

Para garantir a durabilidade das suas compras, o local de armazenamento dos alimentos faz toda a diferença. Muitas vezes reproduzimos hábitos que nem sempre são ideais e acabam gerando desperdício.

Confira a indicação de armazenamento para alguns dos produtos para garantir que permaneçam frescos, garantindo resultados deliciosos nas suas receitas:

Até que amadureçam, devem ficar fora da geladeira, com a cabeça para baixo. Quando estiverem completamente maduros, guarde por poucos dias na geladeira. Tomates cortados devem ser guardados em um ambiente bem vedado na geladeira.

tomate

Precisam de ventilação e com o ambiente úmido da geladeira podem amolecer e estragar mais rápido. Deixe em temperatura ambiente junto com o alho - e mantenha longe de batatas.

cebola

Deixe em temperatura ambiente, em um recipiente aberto e com casca até o momento de serem utilizados - guarde junto das cebolas. Na geladeira deixe apenas o alho picado, que deve ser consumido rapidamente.

alho

Devem ser guardadas em local frio e escuro fora da geladeira - as temperaturas baixas transformam o amido em açúcar, o que pode alterar o sabor e textura. Uma boa forma de armazenamento é usar um saco de papel pardo na despensa.

batata

Deve ser guardado em um pote hermeticamente fechado, dentro da despensa. Na geladeira a umidade pode interferir no sabor e na durabilidade do café.

café

Deve ser consumido em até quatro dias - na geladeira, o pão fica ressecado mais rápido. Prefira congelar o pão que não for consumido no tempo recomendado. Para descongelar, use forno, microondas ou a misteira.

pão

O mel deve ser conservado fora da geladeira, com validade longa. Caso aconteça a cristalização, esquente levemente a garrafa em banho-maria.

mel

Frutas e vegetais não devem ficar próximos: muitas frutas produzem gás etileno, que funciona como um hormônio de amadurecimento que pode acelerar a deterioração.

+ dicas

Após higienizar frutas e vegetais, certifique-se de que estejam bem secos antes de levar para a geladeira, pois a umidade contribui para que estraguem mais rápido. Use uma centrífuga de folhas ou papel toalha.

+ dicas

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Unsplash e Pexels