Está chegando a hora de escolher quem vai ocupar os cargos de deputado federal e estadual, senador, governador e presidente da República pelos próximos anos.
Nas eleições 2022, você deve votar em 5 candidatos, um para cada cargo em disputa.
E com tantos cargos, é normal que os eleitores não decorem os números dos candidatos, por isso a Justiça Eleitoral permite que você leve para a cabine de votação uma "cola eleitoral".
A cola eleitoral é um papel que contém os números dos candidatos. Não é permitido, no entanto, levar aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets.
celular
Ao chegar diante da urna eletrônica, o eleitor deverá digitar os números de acordo com o cargo que o equipamento indicar.
Após digitar os números, na urna aparecerá foto, número, nome e sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, apenas confirme. Caso erre algum dígito, tem a opção de corrigir.
check
Primeiro, a urna vai pedir o número do candidato a deputado federal. Então você deverá digitar os quatro números que representam o seu candidato.
Em seguida, a urna pedirá os cinco números do deputado estadual da sua escolha.
Após ter votado para deputado federal e estadual, é a vez do voto para senador. Aqui você deverá digitar os três números que correspondem ao candidato.
O penúltimo voto é para governador do Estado. Para votar em seu candidato ao governo você vai digitar apenas dois números.
Também com dois dígitos, o quinto e último voto vai para presidente da República.
Depois de confirmar o último voto, é só aguardar a urna processar todas as suas escolhas e pronto, missão cumprida!
comemorando
Texto e design: Gabriela Oliveira
Fontes: TSE e TRE-ES
Revisão: Geraldo Campos
Imagens: Shutterstock, TSE e Governo do ES
[ Próximo ]