O molho pesto é uma escolha popular entre os amantes de massas, sendo não apenas delicioso, mas também simples de preparar.
Um toque de molho pesto também combina bem com saladas, peixes, frango e sanduíches
A receita tradicional italiana é feita com manjericão, azeite, alho, queijo parmesão e pinoli. No entanto, é possível experimentar variações desse preparo e obter resultados igualmente saborosos.
Confira a receita clássica do molho pesto genovês e algumas sugestões para diversificar o preparo:
2 xícaras (chá) de manjericão fresco ½ xícara (chá) pinoli (ou nozes) 1 xícara (chá) de parmesão ralado 2 dentes de alho 1 ½ xícara (chá) de azeite sal a gosto
Ingredientes
O preparo clássico do molho pesto é feito no pilão: esmague o manjericão com o alho, em seguida adicione o pinoli, o queijo, o sal e o azeite.
Modo de preparo
Se preferir, você pode preparar o molho no processador, mixer ou liquidificador - cuidado para não bater demais o molho.
O pesto é uma ótima opção para preservar o manjericão fresco, já que pode ser congelado. Na geladeira, o molho dura até 3 dias.
Que tal aproveitar a base do molho para outras receitas? Você pode variar o verde, substituindo o manjericão por salsa, rúcula ou coentro.
Não tem nozes ou pinoli, ou está afim de variar? Experimente com amendoim, castanha-de-caju, amêndoas ou pistache.
O queijo também pode ser substituído: o meia-cura deixa a receita com gostinho brasileiro.
Para experimentar outras variedades de pesto, mantenha as proporções da receita original e combine seus ingredientes preferidos.
Seja a clássica receita genovesa ou uma das adaptações, vale a pena ter um pote de molho pesto na geladeira para incrementar os seus pratos.
Texto: Redação A Gazeta Fotos: Pexels, Unsplash, Pixabay, Freepik