Rei Charles III

com o ES

As relações do

O agora Rei Charles III visitou o ES em 1991, quando ainda era o príncipe de Gales. A visita foi rápida, durou 5 horas. Mas se tem príncipe, tem história. Vão aí algumas curiosidades sobre a visita.

Charles foi até a empresa Aracruz Celulose (hoje Suzano) e plantou uma árvore. Mas não foi só isso. Tratou-se de uma visita diplomática a membros da nobreza.

A empresa foi fundada pelo norueguês Erling Sven Lorentzen, casado com a princesa Ragnhild da Noruega, filha mais velha do rei Olavo V e da princesa Marta da Suécia.

Um forte esquema de segurança foi montado para receber o representante da coroa britânica, com mais de 100 policiais militares e agentes federais ingleses.

O príncipe foi recepcionado pelo então governador Albuíno Azeredo, mas antes de encontrar o chefe do executivo capixaba, Charles foi recebido com suspiros por um grupo de mulheres no aeroporto.

Depois de visitar a empresa e plantar a famigerada muda de pau-brasil, Charles quebrou o protocolo e decidiu visitar a casa da engenheira agrônoma Yara Ikemori, sem acompanhamento da imprensa.

A princesa Diana, que era esposa do príncipe na época, estava no Brasil, mas não veio ao ES. A visita aconteceu 5 anos antes do divórcio conturbado.

E a árvore? Ela está de pé até hoje. Em 2021, na COP-26, realizada na Escócia — um dos países do Reino Unido — o então governador Renato Casagrande mostrou uma foto dela para Charles. 

Texto e Design: Felipe Sena
Revisão: Amanda Monteiro
Imagens: Reuters, Cedoc A Gazeta, Secom ES
Vídeos: Tenor

+ Mundo

Curiosidades
sobre a rainha Elizabeth II

 [ Próximo ] 

Clique aqui