Fatos curiosos   sobre a rainha   Elizabeth II 

A rainha Elizabeth II teve uma vida longa. Em seus 96 anos, a monarca acompanhou diversos momentos históricos e acumulou histórias curiosas.

Elizabeth II era apaixonada por cavalos. Aprendeu a montar com 4 anos em um pônei chamado Peggy, que ganhou do avô, o rei George V.

Cavalos

Ela não nasceu para ser rainha, mas se tornou herdeira do trono quando seu tio Edward abdicou do trono, que foi assumido pelo irmão mais novo George VI, pai de Elizabeth II.

Família

Elizabeth também era o nome de sua mãe, que também foi rainha da Inglaterra. Ela, porém, não foi chefe de Estado como Elizabeth II. A mãe era rainha consorte, por ser esposa do rei George VI.

Rainha mãe

Então futura rainha, em 1945 ela foi a primeira mulher da família real a fazer parte das forças armadas britânicas. Elizabeth II treinou como motorista de caminhão e participou da 2ª Guerra, quando tinha 18 anos.

Caminhoneira
na Guerra

Apesar de rainha, ela não estava entre as pessoas mais ricas do Reino Unido. Sua fortuna foi avaliada em US$ 500 milhões, em 2021, pela Forbes.

Vida de realeza

Elizabeth usava apenas um modelo de bolsa, da grife Launer London. Rumores diziam que ela tinha mais de 200 exemplares.

A bolsa real

Em 1968 esteve na inauguração da nova sede do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, conhecido pelo acrônimo Masp.

Masp

Na mesma visita, a rainha e o príncipe Philip (1921-2021) foram ao Maracanã assistir a um jogo e presentearam o rei do futebol com uma taça simbólica.

Pelé

O biólogo e naturalista capixaba Augusto Ruschi presenteou a rainha Elizabeth II com beija-flores vivos.

Beija-flores capixabas

A rainha era tão apaixonada pelas pombas de corrida que se tornou embaixadora da Associação Real de Corridas de Pombas. Ela tinha cerca de 200 pombas.

Peguem o pombo!

Ela tinha imunidade soberana, conceito que vem do argumento medieval de que a rainha é fonte de justiça e de que os tribunais pertencem a ela, por isso não pode processar a si mesma.

Não pode ser presa

A rainha comemorava o aniversário duas vezes por ano. Uma no dia do nascimento, em abril, e outra do calendário oficial, em junho. A tradição vem do século 18 com o rei George II.

Dois aniversários

Os jantares da rainha envolviam protocolos de segurança, como passar a comida no raio-X, reunir a equipe da cozinha na delegacia e até dar codinomes para os convidados.

Operação comer

Elizabeth se misturava às multidões, estava nas redes sociais e até interpretou a si mesma ao lado de James Bond (Daniel Craig) em um vídeo para as olimpíadas de Londres, em 2012.

Modernizou a Monarquia

Texto e Design: Felipe Sena
Revisão: Amanda monteiro
Fonte: Agência FolhaPress
Imagens: RoyalFamily, Canal Olímpico, Divulgação, Unsplash
Vídeos: Tenor

Leia mais