Monkeypox

Quanto tempo o

sobrevive nas superfícies

Um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos concluiu que o monkeypox pode permanecer em superfícies domésticas por até 30 dias.

A pesquisa foi realizada na casa de duas pessoas que viviam juntas, chamadas de pacientes A e B. Os casos foram relatados pelo Departamento de Saúde do Condado de Salt Lake, em Utah.

Foram analisadas 30 amostras, divididas em não porosas (como assento de vaso sanitário e interruptor de luz), porosas (cobertores e móveis de pano) e mistas (cadeiras com assento de pano).

Os pacientes A e B contaram ter os seguintes hábitos: banho uma ou duas vezes por dia; higienização das mãos cerca de 10 vezes ao dia; lavar roupas de cama e roupas semanalmente e faxina de rotina.

É possível que as práticas de limpeza e desinfecção possam ter limitado o nível de contaminação na casa. O documento, porém, relata que estudos adicionais são necessários para a comprovação.

O artigo também destaca que “o vírus da varíola do macaco se espalha principalmente por contato próximo com lesões, fluidos corporais ou secreções respiratórias de uma pessoa doente”.

Ainda segundo a publicação, a transmissão através de objetos ou superfícies contaminadas também é possível.

As recomendações para quem tem contato com infectados são: uso de máscara; evitar tocar em superfícies contaminadas; higiene das mãos; evitar compartilhar talheres, roupas, roupas de cama ou toalhas.

Vale ressaltar que das 30 amostras, o vírus foi encontrado em 21 e não estava ativo em nenhuma delas. Nas outras amostras o resultado foi inconclusivo.

Tanto o estudo como o resultado detalhado para cada amostra foram publicados no site do CDC e podem ser acessados clicando no link abaixo.

Veja o estudo completo

Texto e Design: Felipe Sena
Revisão: Amanda Monteiro
Imagens: Unsplash e Freepick
Vídeos: Tenor

Vejas mais webstories

conheça os sintomas

a varíola
dos macacos:

 [ Próximo ] 

Clique aqui