Equipada

Cozinha

Utensílios que fazem a diferença

Quem cozinha sabe: os utensílios certos fazem toda a diferença no dia a dia e deixam a preparação das refeições bem mais prática.

Confira os utensílios indispensáveis e alguns que podem se tornar seus aliados para uma cozinha mais prática:

Panelas

Um kit básico conta com frigideira, uma panela média e uma assadeira - outros modelos podem ser adicionados de acordo com a necessidade da casa. As de inox são duráveis, mas outras boas opções são as antiaderentes e de cerâmica.

Facas

Fundamentais para começar qualquer receita, as facas existem em diversos formatos de lâminas e cabos. Uma faca de chef é versátil e cumpre bem a maioria das funções. Prefira as lâminas de inox e tamanho médio.

Tábuas

O ideal é ter mais de uma tábua, para preparações doces e salgadas. Deve-se lavar o utensílio logo após manusear carnes cruas. Os melhores materiais são o bambu, madeira e plástico - as de vidro acabam com o fio das facas.

Colher de pau

Ideais para mexer todas as preparações: não esquentam e são gentis com qualquer material de panela. As de bambu são menos porosas do que as de madeira. O ideal é ter pelo menos uma para doces e outra para salgados.

Medidores

Para garantir que as receitas deem sempre certo, o ideal é usar medidores padrão para separar os ingredientes. É possível encontrar os medidores em diversos materiais: os de plástico são acessíveis, enquanto os de inox duram mais.

Ralador

Os raladores de pelo menos 4 faces ficam de pé sozinhos e são mais confortáveis de usar. O inox é o material mais indicado para este utensílio, pela eficiência e facilidade de higienização.

Descascador

Mesmo sendo possível descascar usando a faca, o descascador de legumes dá agilidade à tarefa, é mais seguro para quem ainda está aprendendo e evita o desperdício de alimentos.

Batedor de arame

Também conhecido como fouet, o batedor ajuda a mexer preparos que correm risco de empelotar, além de misturar e injetar ar nos preparos. São vários os formatos e materiais - o tamanho médio é um coringa.

Pilão

Este utensílio ainda é o queridinho de muitos para amassar alho. Versátil, pode ser usado para triturar castanhas e macerar especiarias.
O de inox não pega cheiro; o de pedra, mais pesado, trabalha mais rápido. Os de madeira são acessíveis.

Rolo de Massa

Para quem gosta de preparar massas, é um item indispensável, que também serve para triturar castanhas e nozes. Quanto mais pesado, mais fácil para usar e também mais caro o rolo.

Outros itens podem ser adicionados à sua coleção: moedores, espremedores, peneiras, assadeiras com formatos diferentes...
Ao escolher os seus utensílios, pense nas receitas que fazem parte do cotidiano da sua família!

para movimentar
a sua cozinha

mais receitas

Roteiro e Design: Diana Klippel
Fotos: Pexels, Pixabay e Unsplash