Macarrão:

cada massa pede seu molho!

Macarrão é uma delícia! A variedade de massas e acompanhamentos fazem deste um alimento curinga, que pode ter preparos simples ou requintados.

Um jeito de turbinar o seu macarrão básico é conhecer quais os molhos mais indicados para cada formato de massa. Sim, faz toda a diferença! Vem conferir:

Massas
Longas

Ficam ótimos com molhos mais líquidos - os cremosos podem fazer tudo grudar como uma coisa só. Experimente com molho sugo, bolonhesa, pesto, bechamel, carbonara e o clássico alho e óleo.

Espaguete e linguine:

Massas mais largas e achatadas, como se fossem fitas. Vão bem com quase todos os molhos, mas ficam ótimas com ragus (molhos de carnes cozidos com molho de tomate e vinho), que são bem espessos.

Fettuccine, tagliatelle e pappardelle:

Longo e levemente largo, meio termo entre linguine e fettuccine. Delicioso acompanhado de molho carbonara, alfredo, ragu e molho com frutos do mar

Talharim:

Por ser bem fininha, a massa fica melhor em sopas ou gratinada com recheio. Nesses casos, pode ser usado o molho bechamel ou sugo. 

Capellini, ou cabelo-de-anjo:

Massas
Curtas

Massas fáceis de ser encontradas e, por terem a superfície cheia de reentrâncias, combinam com molhos bem recheados e espessos. Experimente com refogados de legumes, atum, carnes e em saladas.

Penne,  farfalle e fusilli: 

Essa massa que parece um tubo bem largo combina com molhos bem cremosos à base de queijo, geralmente gratinados.

Rigatoni:

Essas recheadas parecem pasteizinhos, são versáteis e podem ser preparadas em molho sugo, bolonhesa, bechamel, quatro queijos, gratinadas ou em sopas.

Ravioli, tortellini e capeletti:

Bem grande e aberta, costuma ser preparado com bastante recheio e pode ser gratinado. Recheio de carnes vermelhas? Molho vermelho. Carnes brancas ou legumes combinam com bechamel ou quatro queijos. 

Conchiglione:

Tem formatos variados, dependendo do cozinheiro, e combina com diversos molhos. Os mais comuns são bolonhesa, manteiga e ervas, rosé e quatro queijos.

Gnocchi ou nhoque:

Massas Pequenas

Massas com diversas opções de formatos: argolinhas, letrinhas, conchas, estrelas, risoni... Pelo seu tamanho, são delicadas e seu preparo costuma estar reservado para ótimas sopas.

Que tal combinar sua massa com um molho de tomate caseiro?

Edição e design: Diana Klippel 
Fotos: Freepik, Unsplash, Pexels e Pixabay
Vídeos: Mixkit e Pexels