Onde provar delícias típicas de cada região do ES

Desde a agricultura familiar até a agroindústria, cada região tem a sua peculiaridade e tradição, muitas vezes inspiradas pelo que era elaborado por seus antepassados.

Influência externa

No extremo Norte do Estado, na região de Pedro Canário e Pinheiros, por exemplo, são encontrados muitos produtos derivados da mandioca, a exemplo do biju.

Origem indígena

Em Montanha e outros municípios próximos à divisa com
Minas Gerais, um dos produtos mais famosos é a carne de sol.

Carne de sol

Em Colatina, João Neiva, até São Roque do Canaã, o destaque fica por conta das frutas e sucos, mas também há produção de queijo e mel, assim como em Aracruz.

Frutas, sucos, queijos e mel

Em Santa Teresa,
o destaque vai
para pães e biscoitos caseiros,
vinhos, queijos e doces como a torta todesca. O fermentado de jabuticaba também é típico da região.

Culinária
italiana

Na Região Serrana, os produtos característicos incluem socol, queijos e cafés especiais. Ainda há uma forte tradição na produção de hortaliças e frutas, como é o caso do morango.

Frio das montanhas

O cacau plantado no ES tem dado origem a diversas marcas de chocolate capixabas. É possível encontrá-las, por exemplo, em Linhares, Santa Teresa, Colatina e São Roque do Canaã.

Chocolates artesanais

A plantação de café, de modo geral, acontece em quase todo o Estado, mas os cafés especiais, uma versão mais fina da bebida, são encontrados principalmente na região das montanhas.

Cafés especiais

Na região que engloba municípios como Castelo e Cachoeiro de Itapemirim o forte é a produção dos derivados do leite, em especial queijo.

Queijos e laticínios

A maior parte da produção fica no ES, embora alimentos como o socol e os queijos, por exemplo, estejam começando a tomar outras áreas do país. O café e o cacau também são exportados.

Comercialização

Texto: Jaqueline Vianna 
Design: Erick Tagliari
Imagens: Carlos Alberto, Fernando Madeira Silva, Arquivo/A Gazeta e Anthony Arnaud/Pixabay
Vídeos: Pexels