capital do turismo de aventura do ES

Matilde:

 Que tal dar um rolê pela capital do turismo de aventura do Espírito Santo? 

Sim, esse lugar existe e não está muito longe de Vitória, mais precisamente a 83,5km da capital, cerca de uma hora de "viagem". Sejam bem-vindos a Alfredo Chaves! 

Entre os distritos "aventurescos" da cidade está Matilde, uma localidade charmosa, de belas paisagens, pousadas e (bons) restaurantes. 

Claro, é impossível passar por lá e não dar uma conferida básica na histórica Estação Ferroviária de Matilde, fundada em 1910 e que hoje abriga um espaço cultural.

E os trilhos dessa estação guardam muitas curiosidades e nostálgicas histórias.

Há também o famoso Túnel de Matilde, distante 400 metros da Estação Ferroviária. É possível chegar ao local pelas linhas férreas. São só 2km de caminhada.

A passagem é um espaço artificial, com uma escadaria de pedras (composta por 65 degraus), onde corre um trecho do Rio Benevente. 

Na verdade, rio, túnel e trilhos da estação tem uma curiosa história de ligação. 

Descer os degraus do Túnel de Matilde é para quem gosta de aventura radical. É preciso ter equilíbrio, pois as escadarias são escorregadias por conta da força da água. 

Uma dica aos aventureiros de plantão: leve uma lanterna, pois o local é uma escuridão só! De bônus, você ainda vai encontrar alguns morcegos que "moram". E como morcegos odeiam luz…

Logo na entrada do famoso distrito, ao lado da Rodovia ES-383, está localizado um belíssimo mirante que dá acesso à Cachoeira de Matilde. No local, cliques para o Instagram estão garantidos!

Ao descer a extensa escadaria, chegamos à estonteante Cachoeira Engenheiro Reeve, que possui esse nome por conta de uma homenagem ao homem que construiu a estrada de ferro que passa pela cidade. 

A queda-d'água conta com 70m de véu, sendo uma das maiores do ES. O banho não é permitido, mas o lugar possui um mirante para contemplar a beleza da natureza.

Texto: Gustavo Cheluje
Design: Adriana Rios
Imagens: Fernando Madeira, Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves e Cedoc TV Gazeta

Vejas mais webstories