serra

para conhecer arte, cultura e história na

10 lugares

Uma das mais antigas cidades do ES, a Serra tem desde construções da época de sua fundação, há 466 anos, até locais que valorizam aspectos culturais da atualidade. Conheça esses pontos históricos:

Situada em Nova Almeida, foi construída por  jesuítas e indígenas tupiniquim, por volta de 1580. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Igreja Reis Magos

Fundada em 1556 em Serra-Sede, é o primeiro templo da cidade. A atual arquitetura é de 1769. No interior, há pinturas do artista serrano Walter Francisco de Assis.

Matriz de Nossa
Senhora da Conceição

Nos jardins da matriz acontece a tradicional fincada do Mastro, símbolo da festa do Ciclo Folclórico e Religioso de São Benedito, realizada há 160 anos em 26 de dezembro.

Festa São Benedito

Na Praça Almirante Tamandaré foi erguida a estátua do líder da Insurreição do Queimado, revolta de escravizados em 1849. O monumento fica próximo ao local do seu enforcamento. 

Estátua de
Chico Prego 

Inaugurada em 1849, a Igreja São José foi estopim da Insurreição do Queimado, principal revolta de escravizados no ES. Local de riqueza paisagística, cultural e histórica.

Sítio Histórico
de Queimado 

Marca o período dos jesuítas no Brasil, foi construída em 1584, em Carapina. Recebeu a visita do então padre José de Anchieta que teria realizado ali o seu primeiro milagre. 

Igreja São
João Batista 

Ocupa um dos imóveis mais antigos da Serra-Sede; um dos poucos remanescentes da arquitetura do século XIX. Inaugurado em 2007, possui móveis, documentos e obras de arte no acervo.

Museu Histórico

Reduto de espaços criativos, está localizada em Jacaraípe e tem como marco principal do seu surgimento a Casa de Pedra, idealizada por Neusso Ribeiro. Há peças de arte à venda.

Vila das Artes

Uma das principais manifestações culturais do ES, o congo é marcante no município. Na sede, está situada a associação das bandas, entidade de proteção ao patrimônio cultural. 

Bandas de congo

Situada em Jacaraípe, é um dos principais ativos turísticos da Serra. Está aberta diariamente para visitação, a partir das 9 horas. 

Associação
de artesãos

Imagens: Ricardo Medeiros, Rafael Deminicis/Wikipedia, Vitor Jubini, Tchesco Marcondes e Everton Nunes/Prefeitura da Serra, Fernando Madeira, Museu Histórico da Serra (Google/Reprodução), Imagens/TV Gazeta ES, Luciano Andrade (Reprodução/Google)

Autor: Aline Nunes
Revisão: Amanda Monteiro
Design: Artur Quintella

+ Turismo