do ES que valem a visita

As lagoas 

Não só de praias vive o Espírito Santo. Quem não é fã de água salgada, pode aproveitar as opções de lagoas disponíveis, seja para tomar um banho, praticar esportes ou se conectar com a natureza. 

Pensando nisso, A Gazeta reuniu 5 opções de lagoas gratuitas que vale a pena conhecer no Espírito Santo. Confira.

A trilha mais famosa do parque Paulo Cesan Vinha, em Guarapari, leva à lagoa de Caraí, também conhecida como lagoa da coca-cola. É possível fazer passeios de caiaque com instrutor

Coca-cola

Uma das mais de 90 lagoas de Linhares, a Juparanã tem nome com origem tupi e significa "mar de água doce". Ao norte dela está a Ilha do Imperador, com vegetação natural.

Juparanã 

Com águas calmas e cheia de quiosques e agito, a lagoa do Siri é um point tradicional do verão em Marataízes. Boa para as crianças se divertirem e para os adultos aproveitarem a gastronomia.

Do Siri

É a maior lagoa da Serra. No período de novembro a fevereiro é observado o fenômeno da piracema. O local abriga mais de 150 tanques de produção de tilápia, servida nos restaurantes da região. 

Juara

Represa no Norte do ES com orla urbanizada que surpreende os turistas. Além de se banhar na água, é possível praticar esportes, brincar nos playgrounds e curtir os quiosques. 

Balneário Mucurici

Mas atenção: fique atento às crianças e procure se informar antes sobre a profundidade de cada lagoa, nadando apenas até onde dá pé. É importante também seguir as placas de orientação nos locais.

Texto: Natalia Bourguignon
Revisão: Geraldo Campos Jr
Design: Erick Tagliari
Imagens: Setur, Prefeitura de Marataízes, Prefeitura de Linhares, Freepik
Vídeos: CEDOC/ TV Gazeta

Vejas mais webstories