2022 E S

O que PODE
e o que NÃO PODE
fazer ao ir votar

As eleições estão chegando e sempre rola aquela dúvida do que pode e o que não pode fazer ao ir votar, por isso é sempre bom lembrar do que é permitido ou proibido.

O primeiro passo é separar a documentação necessária para votar: o título impresso ou o e-Título e um documento oficial com foto.

Ao chegar à seção eleitoral designada, o eleitor deverá esperar na fila para votar.

É permitido que o eleitor manifeste a sua opinião política de maneira individual e silenciosa.

Isso significa que é permitido o uso de broches, adesivos e camisetas para ir votar, por exemplo.

Contudo, é proibido promover aglomerações de pessoas uniformizadas portando emblemas que identificam candidatos, partidos, coligações ou federações.

E é claro: é proibido abordar, aliciar, tentar persuadir e distribuir brindes para as pessoas que estiverem indo votar. Isso é considerado crime de boca de urna.

A pena para quem cometer boca de urna é detenção de seis meses a um ano, conversíveis à prestação de serviços à comunidade e multa.

Todo mundo já sabe, mas não custa nada lembrar: é proibido levar para a cabine de votação celulares, tablets e qualquer outro aparelho de comunicação. 

Também é proibido câmeras fotográficas, filmadoras e qualquer outro objeto que possa comprometer o sigilo do voto.

Se a eleitora ou o eleitor for flagrado usando algum desses equipamentos na cabine de votação, incorrerá em crime eleitoral com pena prevista de até dois anos de detenção.

Texto e desing: Gabriela Oliveira
Fontes: TSE e TRE-ES
Revisão: Geraldo Campos Jr
Imagens: Shutterstock

+ Eleições

 [ Próximo ] 

Como
consultar o
seu local
de votação

Clique aqui