O que não falar numa entrevista de emprego

A entrevista de emprego é o momento que o selecionador tem para conhecer os candidatos às vagas abertas. 

É nessa hora que serão confirmadas as informações expostas no currículo e serão obtidos detalhes do perfil e da experiência dos interessados na vaga.

Por isso, é preciso tomar cuidado com o que se fala e com a imagem transmitida ao selecionador. 

Recrutadores experientes vão conseguir identificar mentiras e você perde a oportunidade e pode, inclusive, se expor diante do mercado (pessoas se falam).

Nunca minta

Falar mal da empresa ou de chefes anteriores. É possível falar de ambientes e comportamentos que você não tolera, sem fazer citações.

Falar demais

Dar opinião sobre posicionamento político partidário. Cuidado para não transformar o local profissional em arena de militância.

Falar de política

Críticar ideias religiosas. Você tem o direito de ter ou não religião, mas não é tema para uma entrevista de emprego.

Religião

Opinar sobre orientação sexual, porque é tema de foro íntimo, a menos que você esteja participando de uma política de inclusão de público LGBTQIA+ de uma empresa.

Orientação sexual

Fazer piadinhas de gênero ou raça porque, inclusive, você pode estar cometendo um crime. Aliás, evite piadas na entrevista de emprego.

Preconceito 

Comentar que você está participando de outros processos em outras empresas pode passar a mensagem de que tanto faz ir para aquela empresa que está lhe entrevistando.

Outras seleções

Falar que você está concorrendo àquela vaga, mas seu objetivo é batalhar por outra posição. Você pode até desejar isso, mas uma coisa de cada vez. 

Outras posições

Texto: Diná Sanchotene
Revisão: Fernanda Dalmácio
Fonte: Andrea Salsa
Design: Adriana Rios
Imagens: Unsplash, ShutterStock, Freepik e Pexels
Vídeos: Tenor

+ Empregos