café

para networking

Como usar
a hora do 

O café é a segunda bebida mais
consumida no Brasil, perdendo
apenas para a água. Ele pode ser
usado para aumentar a produtividade, ajudar a dar foco, descontrair e até aumentar seu networking.

É cada vez mais importante ter uma rede de relacionamentos para impulsionar a carreira. O chamado “capital relacional” pode ajudar a desenvolver e manter ativa sua rede de contatos.

E com o mercado aquecido novamente, esse networking
pode fazer toda a diferença. 

Veja quem são as pessoas que trabalham com você, não apenas aquelas que estão diretamente no seu dia a dia, mas as que atuam em outros setores. Isso ajuda a criar vínculos.

Conheça com
quem trabalha

A pausa para o café é um ótimo momento para a troca de ideias com colegas do seu e de outros setores.

O local do cafezinho já tem frequentadores assíduos. Procure fazer parte disso e puxe assunto com essas pessoas. 

Ambiente

Pergunte quem quer aproveitar a pausa para esticar as pernas ou sequer que traga um café. Levar um bolo ou biscoito de vez em quando também ajuda. 

Convite

Fuja de assuntos relacionados ao trabalho. Fale amenidades, pergunte sobre a família ou o que a pessoa gosta de fazer. Uma conversa afetiva afeta muito mais o outro do que assuntos sérios. 

Converse

Construa uma relação afetiva primeiro para depois começara pedir ajuda ou favores. Isso vai ajudar com que você tenha uma parceria para necessidades futuras. 

Primeiro contato

Os colegas podem ser ótimas fontes de aprendizado e podem abrir portas para oportunidades. Ouça essas pessoas e fale sobre coisas que você sabe. Demonstrar atenção gera confiança. 

Conhecimento

O intervalo de uma reunião pode se tornar um momento descontraído para conversar e saborear o café. A estratégia vai servir para conhecer melhor clientes e outros profissionais. 

Eventos e reuniões

Mesmo quando o assunto não é tão animador, você pode aproveitar o momento para ter feedback de suas atividades. A hora do café torna a situação mais leve. 

Feedback

Reuniões externas com clientes, colaboradores e fornecedores podem ser estimulantes para todos. Escolha um local onde seja próximo e com preços acessíveis a todos. 

Fora da empresa

Texto: Diná Sanchotene
Fonte: Gisélia Freitas, especialista
em carreira
Design: PH Martins
Imagens: Unsplash
Vídeos: Tenor

+ Empregos