nas eleições

Como denunciar 

fake news

Recebeu uma mensagem de WhatsApp e desconfiou que tinha algo estranho com aquela informação? Viu algum post nas redes sociais e achou que ele não é verdadeiro? Visualizou uma mensagem que é falsa?

O primeiro passo, ao desconfiar da veracidade de alguma informação, é não passá-la adiante. E tão importante quanto quebrar a corrente das fake news, é denunciá-la, sobretudo neste período de eleição.

É possível denunciar uma informação falsa ou enganosa diretamente à Justiça Eleitoral, mas também à própria rede social. 

Isso é importante, visto que cada plataforma tem um método de avaliação para identificar e remover fake news, sendo que algumas ocultam ou deletam esses conteúdos.

Pensando nisso, o Passando a Limpo, serviço de checagem de A Gazeta, reuniu um passo a passo de como denunciar uma informação falsa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nas redes sociais. Confira:

O TSE lançou o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. Por meio da ferramenta, é possível comunicar à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas.

NA JUSTIÇA ELEITORAL

Para enviar sua denúncia, é preciso acessar o Sistema de Alerta no site do TSE. Ao começar o registro, é preciso informar o tipo de denúncia e se ela se refere ao processo eleitoral. 

Click Here

É possível reportar informações sobre distorção dos horários, locais e documentos exigidos durante a votação, por exemplo, além de denúncias de ameaças às seções e informações sobre supostas fraudes.

Cada rede social tem seu próprio mecanismo que permite que os usuários denunciem conteúdos publicados. Veja o passo a passo:

NAS REDES SOCIAIS

Para denunciar um conteúdo suspeito no Facebook, é preciso clicar no botão que existe no canto superior direito da publicação. Depois, selecionar "denunciar publicação" e clicar em "informação falsa".

No Instagram, a denúncia pode ser feita clicando no botão de opções que existe no topo de cada post do feed ou nos stories. Depois, selecione "denunciar" e clicar em "informação falsa".

No Twitter, é preciso clicar no botão opções do topo tweet. Depois, deve selecionar a opção "denunciar tweet" e prosseguir dando informações sobre o tipo do conteúdo.

No TikTok, é preciso clicar no vídeo e segurar até aparecer um menu com opções. O usuário deve clicar em "Relatar" e, em seguida, informar o tipo clicando em "informações incorretas prejudiciais".

No WhatsApp, não é possível denunciar uma mensagem, mas você pode relatar um contato ou um grupo por onde são encaminhadas informações duvidosas. 

Para isso, abra a conversa com o usuário, toque em "Mais opções" > "Mais" > "Denunciar". O WhatsApp não notifica o usuário ou grupo que foi denunciado. 

Texto: Geraldo Campos
Revisão:  Amanda Monteiro
Design: Adriana Rios
Imagens: Freepik e shutterstock
Vídeos: Pexels

+ Eleições

  [ Próximo ] 

Como saber
se uma foto é
antiga ou
montagem

Clique aqui