Passo a passo

Como consultar
dinheiro
“esquecido”
em banco

A nova consulta ao Sistema de Valores a Receber do Banco Central está no ar e os brasileiros já podem saber se têm dinheiro esquecido em bancos ou não.

A consulta e solicitação dos valores acontece exclusivamente pelo site https://valoresareceber.bcb.gov.br/ 

Não é possível fazer o procedimento pelo site do Banco Central ou Registrato, como disponibilizado nos primeiros dias de divulgação do serviço, em janeiro. 

Para consultar, você precisa ter um login Gov.br. Caso você não tenha, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play ou App Store).

Para ter o cadastro, você passará por etapas como registro do CPF e criação de senha. Para poder resgatar o dinheiro, é necessário ter conta nível prata ou ouro, que oferecem mais segurança digital.

Para isso basta confirmar
sua identidade por meio de qualquer um dos processos indicados nas plataformas gov.br. 

Para fazer a consulta no site do Sistema Valores a Receber, será requerida a confirmação da identidade por meio de um CPF ou CNPJ. 

A plataforma vai consultar seus dados e informar se existem valores a serem resgatados em bancos ou instituições financeiras. 

Se houver, o sistema informará uma data para que você retorne ao site e solicite o dinheiro disponível, a partir de 7 de março. Ainda não será possível saber o valor que poderá ser resgatado. 

Volte ao site do SVR (valoresareceber.bcb.gov.br) na data informada na primeira consulta e use seu login Gov.br para acessar o sistema.

Descubra o valor disponível e solicite sua transferência, informando uma chave Pix.

Se solicitar o resgate sem informar uma chave Pix, você deverá ser contatado pelo banco em que optou receber o dinheiro para transferência via TED ou DOC. Atenção: o banco não pedirá senhas.

Se você perder sua data de resgate, volte em outro dia ao site do Valores a Receber e o sistema vai informar uma nova data para retorno e solicitação.

Texto: Vinícius Brandão
Fonte: Folhapress / Banco Central
Revisão: Amanda Monteiro
Design: Erick Tagliari
Imagens: Shutterstock, Freepik, Syllas Brito/Futura Press/Folhapress
Vídeos: Pexels