o que o IBGE quer
saber de você

censo 2022

Com 2 anos de atraso, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começaram a visitar as casas dos brasileiros para fazer o Censo Demográfico 2022. 

Programado para 2020, o levantamento atrasou por causa da pandemia da Covid-19 e de cortes orçamentários. A previsão é de que o trabalho seja concluído até o início de novembro de 2022.

O IBGE prevê visitar 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas. 

O QUE É?

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE. O órgão coleta dados sobre a população brasileira que permitem traçar um perfil socioeconômico do país.

A meta é saber o tamanho da população e obter dados sobre as características dos moradores: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico e outras informações.

PARA QUE SERVE
O CENSO?

Além de mostrar a composição do Brasil, as informações do Censo poderão ser usadas na construção de políticas públicas e de investimentos nos setores públicos e privados.

Os primeiros resultados do Censo 2022 devem ser divulgados até dezembro. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

Serão aplicados dois tipos de questionário. Um é o básico, com 26 quesitos, e leva 5 minutos para ser respondido. 

No questionário básico constam perguntas sobre o domicílio e sobre os moradores, como identificação étnico-racial, registro civil, educação, renda e mortalidade.

Já o questionário ampliado deve ser aplicado em 11% dos domicílios, conta com 77 perguntas e dura 16 minutos. A seleção de quem vai responder essas questões é aleatória.

Além do básico, o questionário ampliado investiga tópicos como: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião/culto, pessoas com deficiência, migração e autismo.

Os recenseadores usam uniformes com o colete de identificação, boné, crachá e o dispositivo de coleta

A identidade do agente pode ser confirmada pelo site do link abaixo ou pelo 0800 721 8181.

respondendo.ibge.gov.br

Apenas uma pessoa do domicílio responderá por todos os residentes. Qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode colaborar. O órgão solicita nome, telefone, e-mail e CPF.

Também é possível responder ao Censo  por telefone ou via internet. Em qualquer situação, será preciso que o recenseador visite o domicílio para captar a coordenada e fazer o contato com o morador.

Texto: Isaac Ribeiro
Revisão: Amanda Monteiro
Fonte: IBGE
Design: Artur Quintella

Imagens: Agência IBGE Notícias, Licia Rubinstein/Ag. IBGE Notícias, Acervo IBGE, Freepik, Shutterstock, Canva e Divulgação/Censo 2022 (IBGE)
Vídeos: Tenor, Pexels e Divulgação/Censo 2022 (IBGE)

Veja mais webstories
Clique para ler