para aproveitar
a Black Friday

13

dicas

A Black Friday é uma das principais datas do varejo. Famosa pelas ofertas imperdíveis, a data é celebrada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, após o feriado de Ação de Graças nos EUA.

No Brasil, o comércio encontrou no evento americano uma inspiração e desde 2010 a data ganha espaço no país, chegando primeiro nas lojas virtuais e depois alcançando os estabelecimentos físicos.

A mega promoção oferece descontos em produtos que vão desde lanches e roupas a produtos de limpeza e eletrônicos. Até imóveis e veículos automotores têm descontos nesse período do ano.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados para aproveitar os descontos de forma consciente e não sair no prejuízo. Confira algumas dicas.

Anote o quanto pode gastar e quais são as prioridades: primeiro o que você precisa; depois o que você quer, mas não precisa; e só depois os presentes. 

1. Planeje um orçamento

2. Liste opções semelhantes

Assim será possível encontrar soluções alternativas caso o que pretendia comprar esgote ou nem mesmo entre em promoção.

3. Acompanhe as ofertas

Confira as redes sociais das lojas
e sites, onde é possível encontrar cupons que oferecem descontos extras. Muitas empresas divulgam promoções especiais antes da data.

4. Olho no cashback

Se comprar pela internet, atente-se à possibilidade de cashback, que é obter parte do valor pago de volta. Em alguns casos, é possível obter o cashback em lojas físicas.

5. Pesquisar os preços antes de comprar

Muitas empresas maquiam a oferta para que o produto pareça mais barato. Ou seja, sobem o valor na véspera e baixam na data como se fosse uma oferta. 

6. “Namore” o produto antes

Pesquise o preço, as condições e
as especificações do produto com 10 dias de antecedência. Sites como Buscapé e Zoom, além dos Procons, fazem monitoramento dos preços. 

7. Confira a
procedência
da empresa

Antes de fazer a compra ou fornecer qualquer informação pessoal, certifique-se de que a empresa existe, verificando se tem endereço físico e SAC.

8. Avalie a
reputação da loja

Acesse o histórico de reclamações no Procon de seu município, o site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, ou mesmo o Reclame Aqui.

9. Avaliações

Da mesma forma que reclamações demais podem levantar suspeitas, desconfie se não houver nenhum comentário sobre a empresa em lugar algum, exceto a própria loja. 

10. Meios de pagamento

Evite sites que só aceitam pagamento via boleto, por exemplo. Além de não passar pela verificação da gestora do cartão, caso haja fraude o cliente não consegue reaver o valor.

11. Dados

Evite clicar em links recebidos, principalmente se dizem respeito a qualquer cadastro de informações pessoais, como nome, CPF, senhas e dados de cartão de crédito.

12. Preço muito abaixo?

Apesar de se tratar de uma promoção, desconfie de preços muito abaixo da média praticada no mercado. Isso pode ser um indício de fraude. Fique atento e denuncie ao Procon.

13. Black fraude?

Caso o consumidor sinta que foi enganado e não conseguiu solução com o estabelecimento, seja físico
ou virtual, pode fazer uma
reclamação junto ao Procon,
ou ao consumidor.gov.br. 

imagens e vídeos:
Pexels, Unplash, Freepik e Siumara Gonçalves

revisão:
Geraldo Campos Jr

texto:
Vinícius Brandão

design:
Erick Tagliari