O azeite de oliva é um ingrediente indispensável para quem busca uma alimentação saudável. Mas quanto maior a qualidade do azeite, mais difícil é sua extração.
O problema é que também é muito difícil para o consumidor perceber uma falsificação. É por isso que, de vez em quando, sai alguma notícia sobre azeite adulterado.
Existem quatro tipos de azeite: extravirgem, virgem, tipo único e lampante. E o modus operandi dos golpistas é simples: misturar outro óleo ou uma variedade mais barata com um azeite mais caro.
Diretamente, isso não representa risco. Mas vale ressaltar que o azeite é um alimento muito procurado pelos benefícios à saúde. Em um produto adulterado, esses benefícios são perdidos.
Veja dicas para identificar um produto adulterado e o que fazer caso tenha sido vítima de uma fraude.
O azeite extra-virgem é um produto difícil de ser extraído. É feito com as melhores azeitonas, é puro e, geralmente, é importado. Ou seja: não é barato. Desconfie de ofertas tentadoras.
Preço
O cheiro também é diferente. Um azeite genuíno é produzido a partir de azeitonas frescas. Se o aroma parece estranho, é possível que seja uma falsificação.
Cheiro
As informações no rótulo também podem ajudar a detectar um produto falso. Pesquise se o tipo de azeitona existe e se as informações de colheita fazem sentido.
Rótulo
E diante de qualquer tipo de suspeita, a orientação é não abrir a embalagem, levar o produto de volta ao supermercado ou até mesmo até a vigilância sanitária para uma análise.
Azeites que são fabricados e envasados no mesmo local têm menos chances de serem falsos. Dê preferência para o que tiver a data de envase mais recente. O vidro da embalagem tem que ser escuro.
Envaze
A organização Proteste testa os azeites de oliva desde 2002, escolhendo as marcas com maior representatividade no mercado. No site tem uma lista das marcas testadas.
Site Proteste
É possível ver quais marcas são classificadas como “não compre”. A plataforma informa também se, nos testes, foi detectada a adição de outros óleos vegetais. Vale consultar antes de fazer as compras.
Texto: Felipe Sena
Design: Adriana Rios
Imagens: Shutterstock, Unsplash, Freepik e Tenor