Saiba por que os felinos soltam 

bolas de pelos

Conhecidos pela sua higiene, os felinos realizam sua limpeza pessoal utilizando a língua, composta por papilas gustativas pontudas com o poder de atuar como um pente ? É como uma esfoliação na pele.

Mas quando os gatos se lambem, os pelos soltos são puxados por estas papilas e muitas vezes acabam sendo ingeridos formando as famosas bolas de pelos, também conhecidas como Tricobezoar.

Essas bolas de pelos são compostas por pelos, saliva, suco gástrico e algumas vezes até restos de comida. Por isso, não se assuste, sua eliminação é esperada, seja por meio de vômito ou pelas fezes.

A frequência de vômito das bolas de pelos considerada comum é de uma a duas vezes ao mês, mas se tornam mais frequentes nas épocas em que ocorre maior troca de pelos, como outono e primavera.

Segundo Andrea Nagata, médica-veterinária, “De forma geral, o felino é capaz de expelir a bola de pelos sem precisar de ajuda, mas a cena pode gerar algum desconforto ao tutor”.

Quem já presenciou a cena sabe que pode não ser muito agradável aos espectadores. Ainda assim, existem animais que não conseguem eliminá-las com facilidade, trazendo sérios problemas de saúde.

Mas existem algumas maneiras de prevenir problemas em relação às bolas de pelos:
- Escovar frequente o animal, eliminando parte dos pelos mortos

- Facilitar a digestão com e extrato de malte, produto de origem natural que melhora a digestão e o trânsito gastrointestinal dos felinos.

Leia matéria completa

Texto: Rachel Martins
Design: Adriana Rios
Imagens: Shutterstock,
Pexels, Unsplash,
Tenor e FreePik

+ Pet