mitos e verdades 

sobre economia
de combustíveis 

7

Com o preço dos combustíveis nas alturas, sempre surgem dicas sobre economia. Mas o que realmente pode ajudar a economizar? O que é mito? Confira:

90 km/h é a melhor velocidade para economizar combustível?

Não. Esse mito surgiu em antigos testes de consumo de combustível, em que o uso de gasolina era testado por carros a 90 e a 120 km/h dentro da cidade.

Devo desligar o
ar-condicionado?

Sim. Isso porque é preciso energia extra para alimentar o sistema de ar-condicionado. O consumo de combustível pode aumentar em até 10%, de acordo com a associação britânica de automóveis AA.

Dirigir em ponto morto economiza combustível?

Não. A AA não recomenda que motoristas dirijam em ponto morto ou pisando na embreagem. Isso é pouco seguro por diversas razões. Além de ser improvável que essa prática economize gasolina.

O controle de cruzeiro economiza combustível?

Depende. O controle mantém a velocidade constante sem precisar usar o acelerador. Ele evita acelerações desnecessárias e frenagens bruscas. Porém, só funciona quando se dirige em estradas planas.

A pressão errada dos pneus aumenta o consumo de gasolina?

Sim. Pneus com pressão baixa provocam um aumento no consumo de gasolina. A pressão correta de cada carro está em seu manual. O conselho é verificá-la com frequência.

Devo trocar gasolina aditivada por gasolina comum?

Não. A aditivada inclui químicos que removem sujeiras do tanque e as expulsam na hora da combustão. Isso a longo prazo representa economia já que um motor mais limpo é mais eficiente. 

Texto: Vinícius Brandão
Design: Adriana Rios
Imagens: Freepik, Unsplash, Shutterstock e Tenor

+ Sobre combustível