transição capilar

VEJA DICAS PARA O PROCESSO DE RESTAURAÇÃO DOS FIOS

A transição capilar é o processo para eliminar a química dos cabelos como alisamentos, escovas progressivas ou tinturas que modificam a estrutura natural dos fios.

O processo da transição é muito íntimo e pessoal, que vai além da escolha de como tratar os cabelos. Durante esse período, o cabelo fica com duas texturas diferentes, o que pode incomodar algumas pessoas.

O tempo de duração a transição capilar é individual. Quem deseja parar de fazer química nos cabelos e voltar ao cabelo natural precisa ter em mente que vai precisar de muita paciência e cuidado. 

Sobre os melhores produtos para a transição capilar para as crespas e cacheadas, é fundamental para a saúde dos cabelos manter uma rotina de cuidados.

Os cuidados incluem lavagem, condicionamento, hidratação e creme de pentear de 2 a 3 vezes por semana, com os produtos ideais para o seu tipo de fio, embora durante a transição a curvatura possa variar. 

Uma sugestão é investir em produtos à base de óleos vegetais, para nutrição e reconstrução, para o cabelo crescer saudável e finalizadores que ajudem a texturizar os fios.

Há duas formas de assumir as madeixas naturais. Uma, o 'Big Chop', sendo mais radical, é o corte de toda a parte do cabelo alisado com química, quando a transformação começa de vez. 

Para quem quer ir com mais calma, a sugestão é cortar os fios gradualmente. O recomendado é cortar pelo menos a ponta, que geralmente é a parte mais danificada, cerca de quatro dedos. 

Você pode repicar. Hoje a crespa e cacheada pode ter o corte de cabelo que desejar.

Para o período de transição capilar é preciso ter paciência e usar alguns truques para passar por essa fase com a autoestima elevada. 

A texturização é uma das possibilidades de passar pela transição sem fazer o 'Big Chop'. Com ela, é possível praticamente igualar as texturas do cabelo. 

Para tentar texturizar as pontas, onde geralmente predomina a parte lisa, a dica é aplicar creme de pentear e amassar com cuidado os cabelos, com a mão em formato de concha. 

Em seguida deixe secar sem mexer muito nos cabelos. Isso irá estimular a memória do cacho dos fios e amenizará a diferença das pontas lisas para a raiz cacheada. 

Texto: Guilherme Sillva
Design: Adriana Rios e Artur Quintella
Imagens: Freepik e Shutterstock
Vídeos: Tenor

+ Moda e beleza