Colo e pescoço: como evitar o envelhecimento?

É comum que os cuidados diários de beleza sejam focados no rosto. Mas, no dia a dia e na rotina de skincare, também é necessário cuidar de outras áreas do corpo, como o pescoço e o colo. 

A dermatologista Isabella Redighieri explica que a partir dos 30 anos as linhas finas e as rugas começam a ser mais notadas nessas duas regiões do corpo, pela perda de colágeno e afinamento da pele. 

"Além disso, vícios de posição como cabeça baixa e o hábito de dormir de lado contribuem para deixar as linhas mais acentuadas", diz  Isabella.

Outro cuidado indispensável é com a proteção e a hidratação. A falta de ambos resulta na perda de colágeno e fibras elásticas, que se reflete no surgimento de rugas, linhas de expressão e da “papada”.

 "O fotodano acelera o envelhecimento da pele, que fica mais fina e flácida. As rugas se acentuam e a perda de contorno fica mais evidente, o que piora o aspecto da papada", explica Isabella.

A dermatologista Renata Bortolini orienta começar os cuidados preventivos do colo, do pescoço e do rosto no mesmo momento ao invés de esperar o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento. 

A médica conta que o pescoço e o colo merecem cuidados especiais, para a prevenção de manchas e rugas, e usar o filtro solar diariamente é o melhor método. 

Essas áreas também necessitam de hidratação diária. 

Alguns hábitos podem contribuir para o aparecimento de linhas finas e rugas nessas regiões. O uso excessivo do celular é um deles. 

ESCOLHA DO PRODUTO 

"O vício de posição (cabeça inclinada para baixo) pode acentuar a formação das rugas do pescoço. É o que chamamos de 'Tech Neck'", explica Isabella Redighieri.

Por isso, escolher produtos específicos é fundamental para tratar as regiões. 

"Não deve ser muito oleoso para não causar acne. Não deve ter ativos muito concentrados para não causar dermatites", explica Isabella. 

Também é necessário limpar o pescoço e colo antes de dormir.
"Essa etapa prepara a pele para receber os ativos dos cremes, e evita a formação de cravos e espinhas ", diz Renata Bortolini.

CONFIRA 8 PRODUTOS
PARA CUIDAR DO COLO
E DO PESCOÇO

Clique aqui

Texto: Guilherme Sillva
Design: Adriana Rios
Vídeos e fotos: Freepik, Pexels, Unsplash e Shutterstock

Vejas mais webstories