do consumo consciente
de roupas

Bê a bá

Atire a primeira pedra quem nunca disse que não tinha o que vestir com o guarda-roupa lotado! Somos estimulados o tempo a comprar peças novas e a seguir tendências da moda, não é verdade?

Mas depois de usar uma, algumas ou nenhuma vez, acumulamos ou descartamos as peças. Já parou para pensar no impacto ambiental que a produção e o descarte de uma roupa causa no meio ambiente?

Fonte: Sabesp

Para produzir uma camiseta de algodão, por exemplo, são necessários mais de dois mil e cem litros de água, o equivalente a dar descarga na privada mais de 220 vezes.

Mas é possível impactar menos na natureza e ainda se vestir bem. Veja a seguir algumas dicas para ter um guarda-roupa sustentável e funcional.

Conheça a ti mesmo

Roupa é personalidade. Saiba qual estilo, o que te faz bem. Este já é um grande filtro para resistir às tentações de comprar peças lindas, mas que não têm nada a ver com você.
Uma peça nova deve render pelo menos três looks diferentes com peças que você já tem.

Regra de 3

Enjoou da peça? Não cabe mais? Chame a criatividade! Manga longa vira manga curta, casaco vira colete, vestido vira saia. Customizar traz novos usos, aumentando o ciclo de vida da roupa

Reforme

Com um antialérgico no bolso, tempo e paciência, os brechós podem surpreender. Roupas antigas foram feitas para durar, logo, você vai encontrar peças conservadas por um preço ótimo.

Aposte no brechó

Para cada peça que entra, alguma tem que sair. Dessa forma você não acumula roupas, mantém uma rotatividade no armário e faz as peças viverem novas experiências por aí.

Zero a zero

Desapegue

Se a peça está há mais de um ano no armário esperando por "aquela ocasião especial" já é um sinal de que ela não faz parte da sua rotina. Desapegue! Roupa parada é energia estagnada.

Passando a diante

Não quer mais a peça? Doe, faça um bazar com amigos ou online. Mas jamais jogue no lixo. Pode não servir mais em você, mas pode cair como uma luva na necessidade de alguém.

Roteiro: Luanna Esteves

Vídeos: Pexels

imagens: Freepik, Freepik,
Pexels e Rawpixel

Design: Adriana Rios e Bruna Tagliari