um peixe barato
e super saboroso

baiacu:

Você já comeu baiacu? O peixe, de carne branquinha, saborosa, firme e sem espinhos, é um dos mais saborosos para qualquer receita: moqueca, ceviche, frito, grelhado...

Mas o ingrediente tem má fama devido ao seu veneno. No Japão, a espécie Fugu é a mais perigosa, e a consumida por aqui é o baiacu-arara, com veneno concentrado na pele e nas vísceras.

Para eliminar a toxina, é preciso ter muito cuidado na limpeza: escolha um baiacu inteiro e peça para um peixeiro de confiança limpar. Apesar do veneno, são raros os casos registrados de intoxicação.

Quer uma receitinha? Então, aqui vai uma dica de preparo na frigideira, com acompanhamentos deliciosos: purê de banana-da-terra e farofa de castanha-de-caju.

1 banana-da-terra

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de amido de milho

2 filés de baiacu (200g cada um)

Ingredientes:

Queijo minas ralado a gosto ou requeijão

1 colher (chá) de colorau

4 cabeças de alho fatiadas

1 cebola cortada em cubos

1 limão taiti

Azeite

Sal e pimenta-do-reino

80g de castanhas-de-caju sem sal

1 xícara de farinha de mandioca

Comece pelo purê, cortando a banana em rodelas com 2 cm de espessura. Em uma panela, refogue em um pouco de manteiga a cebola, o alho e o colorau.

Acrescente as bananas, tempere com sal e pimenta-do-reino, e cubra com água. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as bananas amoleçam. 

Passe por um processador ou liquidificador para obter uma textura mais homogênea, e finalize, ainda quente, com o requeijão ou o queijo ralado.

Tempere os filés de peixe com sal e pimenta-do-reino e salpique um pouco de amido de milho (ou qualquer farinha de sua preferência).

Frite o peixe em azeite, no fogo médio, para criar uma crostinha crocante sem ressecar o centro. Dois a três minutos de cada lado devem ser suficientes para filés com 4 cm de espessura.

Ao preparar a farofa, torre a farinha de mandioca na manteiga e acrescente as castanhas picadas grosseiramente, temperando com sal no final do processo. 

 Sirva por cima do peixe.

Roteiro: Evelize Calmon
Fonte: Bia Brunow
Design: Erick Tagliari
Imagens e ví­deos: Pexels, Mixkit,
Freepik e Olivier Schochlin

Vejas mais webstories