aprenda
a fazer Pipoca doce e salgada

Pipoca é uma delícia! Prática de fazer, boa de comer e agrada a todas as idades.

Além de tudo, esse petisco é saudável: as fibras presentes na casca do milho ajudam no bom funcionamento do intestino e no aumento da saciedade.

A pipoca também é rica em antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres responsáveis por inflamações e envelhecimento do organismo. 

Para aproveitar todas essas vantagens, é preciso ter atenção ao preparo e evitar a pipoca industrializada, repleta de gordura, sódio e aromatizantes artificiais.

. ½ xícara (chá) de milho para pipoca
. 1 colher (sopa) de óleo
. sal a gosto

Para o preparo clássico na panela, uma boa medida para servir duas pessoas:

Coloque o óleo em uma panela média, adicione 3 grãos de milho e leve ao fogo médio. Quando as pipocas estourarem, coloque o resto do milho, polvilhe o sal, tampe a panela e reduza o fogo.

Com a panela tampada em fogo baixo, deixe o milho estourar até que o tempo entre um estouro e outro seja maior do que 2 segundos.

Durante o preparo, segure a panela pelas alças e mexa com movimentos circulares, para que os milhos estourem por igual.

Retire a pipoca da panela e sirva em uma vasilha. Agora, cuidado para a receita não deixar de ser saudável - atenção ao tempero!

Prefira incrementar a pipoca com ingredientes naturais: pimenta-do-reino, páprica, cominho, curry e outras especiarias deixam o petisco ainda mais gostoso.

Prefere o aroma de manteiga? Substitua ½ colher de sopa de óleo por manteiga na receita base. Preparar apenas com manteiga faz com que o milho não estoure tão bem.

Você pode substituir o óleo de cozinha por óleo de coco ou azeite, que adicionam boas propriedades nutricionais à pipoca.

Prefere pipoca doce? A receita deixa de ser petisco saudável e se torna uma guloseima para ser apreciada com moderação de vez em quando.

. ½ xícara (chá) de milho para pipoca
. ½ xícara (chá) de açúcar
. ¼ xícara (chá) de óleo
. ¼ xícara (chá) de água

Para uma pipoca caramelizada direto da panela, separe os ingredientes:

Leve todos os ingredientes ao fogo e mexa até o milho começar a estourar. Tampe, abaixe o fogo e, sempre mexendo a panela, espere até que o intervalo entre os estouros diminuir.

Espalhe a pipoca doce em uma assadeira para que não grude.
Em seguida, é só servir!

Doce ou salgada, escolha sua pipoca preferida e aproveite!

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Pixabay, Pexels, Unsplash
+ Receitas