de Nova Venécia para
 A Copa do Mundo

Quem é Richarlison:

Richarlison é um atacante capixaba de 25 anos. Camisa 9 da Seleção, o craque chegou à Copa do Mundo de 2022 com a moral lá no alto, após ajudar o Brasil a conquistar o segundo ouro olímpico em Tóquio.

E não decepcionou: marcou dois gols já na estreia do Brasil no Mundial do Catar — um deles considerado uma obra-prima. A seguir, confira a trajetória do jogador até a competição.

Nascimento

Richarlison nasceu no dia 10 de maio de 1997, no Município de Nova Venécia, Região Noroeste do Espírito Santo. 

Começou sua trajetória no futebol na base do Real Noroeste, em 2013, onde disputou a Copa Espírito Santo Sub-17 e Sub-20, além do Capixabão Sub-17.

Primeira equipe

Em dezembro de 2014 foi contratado pelo América-MG para o time sub-20, e já em julho de 2015, teve sua primeira oportunide no time profissional. 

Profissionalização

Fluminense

Em poucos meses no América, já conseguiu destaque na equipe principal, e chamou atenção do Tricolor Carioca, sendo vendido por R$ 9 milhões.


Depois de uma excelente passagem pelo Fluminense, Richarlison atraiu os olhares do futebol europeu, e foi contratado pelo Watford, da Inglaterra, por 12,5 milhões de euros.

Enfim a Europa

Nova transferência

O brasileiro teve uma passagem arrasadora no Watford. Tanto que foi transferido no primeiro ano de Premier League para o Everton, por incríveis 40 milhões de euros.

Copa América

Em 2019, começou a história do "Pombo" na Seleção. Ele foi convocado para a Copa América de 2019 e, de quebra, conquistou o título, sendo decisivo na final.

Olimpíadas 

Em Tóquio, mais um título com a amarelinha. O jogador levou o Brasil à mais um ouro olímpico, derrotando a Espanha na final.

"Outro patamar"

Após tanto destaque, Richarlison atraiu a atenção do top-6 do futebol inglês. Foi contratado pelo Tottenham, em 2022, por um valor que pode chegar até R$ 380 milhões.

Subindo degraus

Nos Spurs, tem cada vez mais conseguido seu espaço, fazendo gols importantes e ajudando a equipe a conquistar vitórias.

Às vésperas da Copa, uma lesão assustou os torcedores, mas ele se recuperou a tempo. Homem de confiança de Tite, está pronto para ressuscitar a camisa 9, carente de artilheiro desde Ronaldo.

Leia mais

Texto: Breno Coelho
Supervisão: Filipe Souza
Design: Adriana Rios
Imagens: Instagram Richarlison/Divulgação; Lucas Merçon/Fluminense; América/Divulgação; Olympics/Divulgação; Real Noroeste/Divulgação; Lucas Figueredo/CBF

+ Copa do Mundo

 PARCEIRA