copa do mundo

confrontos das
quartas de final

Depois de dois dias sem Copa do Mundo, a competição retorna. Os jogos das quartas de final serão nesta sexta (9) e no sábado (10).

Todos os jogos terão transmissão da TV Gazeta e do SporTV. Confira!

BRASIL X CROÁCIA
Horário: 12h

Brasileiros e croatas já se enfrentaram por cinco vezes na história. E o retrospecto é melhor para o Brasil: três vitorias e dois empates.

SEXTA (9)

Em Copas do Mundo, foram dois confrontos. Em 2006, na Copa realizada na Alemanha, e em 2014, no Brasil. O Brasil venceu nas duas ocasiões, por 1 a 0 e 3 a 1, respectivamente.

Na Copa de 2022, em 4 partidas, o Brasil venceu três e perdeu uma vez. Já a Croácia soma dois empates e duas vitórias, sendo uma nos pênaltis.

No duelo desta sexta-feira (9), o embate colocará Neymar e Luka Modric frente a frente, dois dos melhores jogadores do planeta em busca da vaga na semifinal da Copa.

HOLANDA X ARGENTINA
Horário: 16h

O segundo duelo do dia coloca holandeses e argentinos frente a frente pela sexta vez. Em cinco partidas disputadas, são duas vitórias para cada lado e um empate. 


SEXTA (9)


Em 2022, o caminho das seleções foi diversificado. Do lado sul-americano, a Argentina foi derrotada na estreia, mas embalou com três vitórias seguidas. Já a Holanda somou três vitórias e um empate.

 A partida colocará Lionel Messi e Cody Gakpo carregando a responsabilidade de suas equipes. Messi, disputando seu último Mundial, tem três gols nesta Copa e demonstra sede de vitória com sua seleção.

 Já do lado europeu, com apenas 23 anos e em seu primeiro Mundial, Gakpo tem o mesmo número de gols do argentino e vem se destacando nesta Copa.

SÁBADO (10)

MARROCOS X PORTUGAL
Horário: 12h

Portugal e Marrocos se enfrentarão pela terceira vez em Copas, com uma vitória para cada. O confronto protagonizou a primeira vitória africana na competição em 86.

Marrocos surpreendeu e se classificou em um grupo onde não era favorito. Empatou com a Croácia, venceu a Bélgica por 2 a 0 e o Canadá por 2 a 1. Nas oitavas, eliminou a Espanha nos pênaltis por 3 a 0.

Já os europeus superaram Gana por 3 a 2, venceram o Uruguai por 2 a 0 e perderam de virada para a Coreia do Sul, por 2 a 1. Já nas oitavas, se classificaram com o placar de 6 a 1 sobre a Suíça. 

O elenco marroquino conta com destaques individuais, mas que sabem trabalhar muito bem em conjunto. Foi justamente assim que se tornaram a zebra desta Copa e chegaram até aqui com um trabalho sólido.

Portugal tem como trunfo um dos maiores jogadores da história do futebol. Cristiano Ronaldo ainda é referência em sua equipe. Continua sendo o destaque, que pode decidir a partida. 

Outros portugueses que merecem destaque são Bruno Fernandes e Gonçalo Ramos. Eles possuem 2 e 3 gols, respectivamente, e não têm decepcionado quando são acionados nas partidas de Portugal.

INGLATERRA X FRANÇA
Horário: 16h

Por último, Inglaterra e França entrarão em campo sabendo quem poderá ser o adversário da semifinal. Os ingleses já venceram os franceses em duas ocasiões (66 e 82).

SÁBADO (10)


Fora das Copas, a hegemonia inglesa sobre a França também é evidente. Em um total de 31 partidas, são 17 vitórias dos Leões, contra apenas 9 dos Bleus, fora os 5 empates.

Favorita no grupo, a Inglaterra passou tranquilamente. Goleou o Irã por 6 a 2, empatou com os Estados Unidos e venceu País de Gales por 3 a 0, mesmo resultado que fez contra Senegal, nas oitavas.


Os franceses vêm de 3 vitórias e 1 derrota até aqui. 4 a 1 na Austrália, 2 a 1 contra a Dinamarca, e a derrota por 1 a 0 pela Tunísia. Nas oitavas, venceram a Polônia por 3 a 1 com show de Mbappé.


 O francês já soma 5 gols e é o artilheiro da Copa do Catar. Não seria surpresa se ele decidisse a partida mais uma vez e classificasse a França em busca de mais uma vaga na final. 


 Do lado inglês, Harry Kane pode se destacar. Mesmo em uma Copa onde não tem feito muitos gols, ele é crucial para a Inglaterra e constrói jogadas de efeito resultantes em gols para sua equipe.

Texto: João Barbosa
Supervisão: Weber Caldas
Design: Breno Coelho
Imagens: Lucas Figueredo/CBF e Vitor Jubini. Fotos de divulgação da FIFA, Croácia, AFA, Holanda, Portugal, Marrocos, Inglaterra e  FFF.

+ Copa do Mundo

parceria