Qual o mop ideal para cada tipo de limpeza?

Muitas donas de casa estão se rendendo à onda do MOP. Os famosos esfregões ressurgem mais modernos e auxiliam muito na hora da limpeza, até aposentando a famosa dupla: vassoura e pano de chão. 

E são diversos tipos que existem no mercado. Existem os mops secos, os esfregões mop, e ainda existem modelos com mecanismo spray e recipiente para você colocar produtos químicos ou de limpeza. 

Diante de tantas opções, a dúvida do consumidor sempre surge: qual é a melhor escolha? 

De acordo com Nina Braz, criadora do canal "Tu Organizas", no YouTube, não existe "o melhor Mop", mas, sim, o mais adequado para a sua casa e para a sua rotina de limpeza.

Segundo ela, fatores como o tipo do piso e o objetivo da limpeza, como algo rápido ou profundo, também devem ser considerados. Confira os apropriados para cada tipo de espaço e faxina.

É o mais tradicional. Consiste no esfregão e um balde com centrífuga para misturar os produtos e secar o mop. Ele é ideal para limpeza pesada de ambientes compactos.

MOP GIRATÓRIO 

Com a ponta quadrada, ele substitui a vassoura, o rodo e o pano de chão. É ótimo pra pisos frios e também  para limpar vidros e janelas por ter uma base flexível em 360º. 

ESFREGÃO FLAT 

O queridinho da turma que mora em apartamento, ele é ideal para a realização da limpeza superficial, de forma rápida e prática. 

MOP SPRAY 

Ideal para limpeza pesada. Limpa pisos frios e sintéticos e tem função semelhante ao giratório, mas a torção dele não é feita no balde e, sim, com o auxílio do próprio cabo. 

MOP AUTO-TORÇÃO

Para a limpeza pesada. Com a esponja de PVA na ponta, sua vantagem é recolher cabelos e pelos de animais. Ele também é ótimo para limpeza de vidros e possui versões com e sem balde.

MOP ABSORVENTE

Ajuda a lustrar pisos encerados de madeira ou qualquer outro que fique com marcas ao retirar a sujeira. Indicado para uso em ambientes internos. Deve ser usado a seco.

MOP LUSTRADOR

É ideal para lavar os vidros da casa, especialmente na parte de fora. Ele possui um lado com uma espuma para a limpeza do vidro e outro com o rodo para secar. 

MOP LIMPA VIDROS

O mop tira pó é semelhante ao lustrador. A diferença é que ele possui uma capa de microfibra que trabalha como um "ímã" de pó. 

MOP TIRA PÓ 

Texto com informações de Erik Oakes
Design: Adriana Rios
Fotos e vídeos: Freepik, Tenor, Prexels e Divulgação

Vejas mais webstories