Área externa da casa:

Área externa da casa:

dicas DE decoraÇÃO

As áreas externas das casas estão cada vez mais confortáveis. Poltronas, espreguiçadeiras e pufes são alguns dos mobiliários que podem compor o ambiente e criar um lugar ideal para o descanso. 

O arquiteto Kassio Fontoura conta que a área externa tem a função de integrar os moradores com a natureza. 

"Esse contato com o meio externo é importante para a qualidade de vida do morador, já que no dia a dia acabamos ocupando os espaços internos por conta da rotina".

Na hora de decidir pela decoração é importante pensar em mobiliários adequados para essas áreas, já que são ambientes perenes, onde existe a possibilidade de incidência dos raios de sol e da chuva.

Na hora de fazer o paisagismo, o indicado é consultar um profissional especializado, que conseguirá fazer a especificação correta das espécies de acordo com o nosso clima e o uso no espaço. 

"Os moradores buscam facilidade na manutenção do paisagismo. Espécies tropicais e o paisagismo mais orgânico estão em alta", afirma Kassio.

A arquiteta Tamara Raizer conta que a decoração de varandas e jardins deve proporcionar conforto e ser projetada como espaços de permanência.

Do rústico ao urbano, da praia à casa de campo, há opções de mobiliário para todos os estilos. Sofás, poltronas, pufes, bancos e mesas, peças que se integram perfeitamente à área externa da casa. 

Para a área de piscina, a dica é focar nas opções de espreguiçadeiras ou namoradeiras. 

"Os tecidos com alta tecnologia possuem a resistência necessária ao sol e à chuva. Além disso, podemos nos sentar molhados no pós-praia ou piscina", pontua Tamara Raizer. 

A arquiteta observa que o mobiliário com estrutura de alumínio, fibra, corda, tela, bambu, pedra, vidro ou madeira maciça estão entre os mais utilizados nas áreas externas.

Além do bom design e da resistência do mobiliário, é importante que haja manutenção nas peças, que tendem a mudar de aparência com a incidência do sol, como os móveis produzidos em madeira natural. 

 “Utilizar tons que propiciem a sensação de quebra de espaços em um mesmo apartamento gera uma sensação de varanda. O uso de elementos verdes reforça essa sensação de estar ao ar livre”, diz Kassio. 

Quer saber mais?

Produzido por:

Produzido por:

Oferecido por:

Oferecido por: