PARA QUEM VAI alugar um imóvel e morar sozinho

DICAS 

8

Seja por independência ou consequência de algum evento específico, sair da casa dos pais requer planejamento e organização. Por isso, reunimos algumas dicas para quem pretende morar sozinho em 2021. 

LOCALIZAÇÃO

CONSIDERE A

Estude o acesso a rodovias e ao transporte público, a proximidade do emprego ou trabalho e localize padarias, supermercados e serviços de conveniência ao redor do imóvel. 

DO IMÓVEL

AVALIE AS CONDIÇÕES

Observe a iluminação natural, para evitar luzes acesas durante o dia e economizar. E com esse calor, considere a ventilação cruzada que permite o fluxo de ar na casa.

NA DECORAÇÃO

ECONOMIZE 

Para não pesar no bolso, procure por imóveis que incluam o mobiliário básico e invista em utilitários mais caros aos poucos. Com o tempo, o ambiente vai ganhando a sua cara. 

aos documentos

ATENTE-se

Identidade, comprovante de renda e residência são os principais. Mas o processo varia, com títulos de capitalização e seguro. Procure um bom corretor para auxiliar nessa etapa. 

O CONTRATO

ESTUDE

Antes de fechar negócio, é preciso ficar atento às questões contratuais, direitos e deveres do locatário. O contrato de locação precisa atender a Lei das Locações (Nº 8245/1991).

DE RENDA

FAÇA UM DIAGNÓSTICO

Não esqueça de se organizar financeiramente. Faça um diagnóstico e avalie as atuais despesas, fontes de receita e defina limites de investimento antes de alugar.

UMA RESERVA

FAÇA

Estabeleça uma porcentagem de comprometimento da renda e acumule uma reserva em casos de imprevistos. A gente nunca sabe quando um eletrodoméstico resolve pifar, não é mesmo?

GASTOS INVISÍVEIS

CONSIDERE OS

Mas não esqueça que morar sozinho inclui outros gastos. Além do aluguel, é preciso calcular as contas de água, energia, condomínio e, até, das plataformas de streaming.
CLIQUE AQUI Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre imóveis?
VEJA MAIS WEBSTORIES
ROTEIRO/MATÉRIA: VINÍCIUS VIANA.

MÍDIAS: BANCO DE IMAGENS - FREEPIK

FONTES: ALBERTO DALLAPÍCULA, LORENA MILANEZE, MAX MELLO.