A sensação de calor percebida pelas pessoas nem sempre condiz com o que indicam os termômetros. Na primavera e no verão, é comum sentir que está muito mais quente do que a temperatura indicada.
Essa diferença ocorre por alguns motivos. A temperatura, especificamente, é uma medida física feita por instrumentos em estações localizadas em áreas específicas.
Já a sensação térmica, que é como a temperatura será percebida, é influenciada por uma série de fatores. Por isso, é sentida de forma diferente por cada pessoa.
Para identificar essa temperatura sentida pelas pessoas, os meteorologistas criaram uma fórmula de cálculo, que leva em consideração a temperatura e a umidade relativa do ar.
Índice de calor
Quanto maior a umidade relativa do ar, maior o índice de calor.
Por exemplo, se a temperatura oficial for 33ºC e a umidade relativa for 55%, a sensação térmica será, na realidade, de 43ºC.
Quando a taxa de umidade no ar é menor, a sensação tende a ser mais parecida com a temperatura mostrada no termômetro.
Além da umidade, o vento também pode ser considerado no cálculo da sensação térmica. Quanto maior for a força do vento, maior será a troca de calor entre o corpo e o ambiente.
Quando a umidade relativa do ar alcança percentuais elevados, a vaporização do suor que o corpo produz é reduzida. Isso faz o corpo reter mais calor.
Como o corpo é afetado?
A percepção do calor também varia de acordo com o metabolismo individual. Pessoas que estão em um mesmo lugar podem suar mais ou menos e sentir mais ou menos calor que outras.
Uma pessoa que está acima do peso, por exemplo, tende a sentir desconforto maior porque o corpo trabalha mais para regular a temperatura. As roupas escolhidas também influenciam.
Texto: Caroline Freitas
Revisão: Weber Caldas
Design: Eduarda Lisboa
Imagens: FreePik
Entenda prejuízos que calor pode trazer ao corpo
[PRÓXIMO]