Qual a
importância do descarte correto dos 

Resíduos no Verão ?

Verão é tempo de pegar sol, aproveitar a praia e descansar, mas quem vive em regiões próximas ao mar percebe, também, um aumento significativo de resíduos.

São tampinhas de garrafas, palitos de picolé, latas e embalagens diversas que, além de poluir o meio ambiente, apresentam grande risco à vida marinha.

Um estudo feito pela
Universidade de Queensland
, na
Austrália, em 2018, apontou o
descarte incorreto
, em especial
do plástico, como responsável
pela morte de cerca de 100 mil
animais marinhos
todos os anos.

Já o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo concluiu, após trabalho de monitoramento entre 2012 a 2018, que 95% do resíduo descartado nas praias é plástico e ocorre pela ação humana.

Para conscientizar sobre a destinação correta dos resíduos, a Marca Ambiental realizou a ação “Uma Marca no Litoral, com apoio da Prefeitura Municipal de Guarapari.

De forma lúdica, com direito até a uma roleta informativa e distribuição de ecobags, compartilhou-se conhecimento e foram incentivados o recolhimento e descarte corretos de resíduos.

Os banhistas puderam saber que resíduos plásticos, como garrafas PET e tampinhas, levam mais de 400 anos para se decompor. São gerações e gerações afetadas por um descarte incorreto realizado hoje

Por sua vez, os metais, como as latinhas, demoram mais de 150 anos para se decompor. O Brasil é o maior reciclador mundial de latas de alumínio.

Problema recorrente também é o vidro, que possui tempo indeterminado de decomposição e é 100% reciclado. O vidro é o terceiro material mais reciclado no Brasil, mas ainda há descarte incorreto.

A ação trouxe à tona, ainda, informações como em quais lixeiras deve ser descartado cada resíduo: plástico (vermelho), papel (azul), metal (amarelo) e vidro (verde), por exemplo.

Cada atitude, por menor que seja, faz a diferença para a transformação da sociedade.

Clique aqui e descubra!

Produzido por:

Oferecido por: