Os vinhos mais saborosos do ES 

O vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo e, a cada dia, ganha mais e mais apreciadores. No Espírito Santo, a região das montanhas é a principal produtora.

O município de Santa Teresa, que produz mais de 700 toneladas de uva por ano, representa cerca de 80% da produção capixaba.

Além de ser o maior município produtor de uva e vinho, também é referência pela expressiva área plantada e pelo conhecimento e transferência de tecnologias para todo o Estado.

Quando se fala em produção de vinho é importante mencionar também os municípios de Alfredo Chaves, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante.

Entre as variedades de uvas mais cultivadas no Estado voltadas especificamente para a produção de vinhos, estão: Cabernet Sauvignon, Tannat, Bordô, BRS Lorena e Moscato Embrapa.

Confira quatro ótimas opções de beber o que há de melhor em vinhos em nosso Estado:

Localizada em Santa Teresa, oferece visitas nas quais proporciona aos clientes a oportunidade de conhecer o processo de produção dos vinhos e degustação ao final do tour.

Cantina Mattiello

Reconhecida pela produção e qualidade, a vinícola de Santa Teresa teve o vinho Tabocas Cabernet Sauvignon (2017) eleito o melhor tinto fino seco do país no Wines of Brazil Awards 2020.

Vinícola Tabocas

O produtor Sérgio Sperandio foi pioneiro ao dominar o método tradicional de vinificação de espumantes no ES. É uma parada obrigatória em Santa Teresa para fazer um tour e degustar.

Casa dos Espumantes

Tradição, acolhimento e sabor são algumas palavras que definem uma das vinícolas mais antigas de Santa Teresa. Além da comida italiana, também produz seu próprio vinho.

Ristorante Romanha

Texto: Vinícius Brandão 
Design: Erick Tagliari
Imagens: Freepik, Cantina Mattiello, Carlos Alberto Silva, Junior Follador, Instagram Ristorante Romanha
Vídeos: Pexels