Quais são os
benefícios da

logística reversa? 

A logística reversa responde a essas e outras perguntas.

Como eles podem
ser reaproveitados?

Para onde devem ser destinados os resíduos?

O conceito ganhou força com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010, que trouxe uma série de inovações para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos.

A lei define a logística reversa como um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial.

O objetivo seria proporcionar o reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. 

O artigo 33 da lei dita a obrigatoriedade em implementar sistemas de logística reversa para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de diversos produtos.

Alguns exemplos são agrotóxicos; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

A logística reversa ocorre independentemente dos serviços de limpeza urbana, cabendo obrigatoriamente aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes a responsabilidade pelos resíduos. 

Na prática, ocorre assim: o consumidor devolve o produto ao comerciante ou ao distribuidor ao descartá-lo. Eles, então, devolvem o resíduo para o fabricante ou importador.

Por fim, o produto é encaminhado para reciclagem ou descarte adequado. A Marca Ambiental é uma empresa pioneira na destinação correta de resíduos e hoje é uma referência em sua valorização.

Em seu Parque de Ecoindústrias, no Espírito Santo, concentra empresas que trabalham para recolocar na cadeia produtiva o que antes era apenas “lixo”. 

A PneuVix Ambiental, que está no Parque de Ecoindústrias, promove a reciclagem de pneus inservíveis por meio de um projeto de inovação tecnológica.

Isso significa que 100% do pneu inservível é reciclado e seus constituintes básicos são reintroduzidos no mercado na forma de coprodutos. 

Trabalho importante também é realizado pela Recicla Valorização de Resíduos, que atua na separação de embalagens, retornando-as ao ciclo produtivo por meio da reciclagem.

Clique aqui
e descubra !

Quer saber mais sobre as empresas presentes no
Parque de Ecoindústrias
da Marca Ambiental?

Produzido por:

Oferecido por: