Conheça o Shopping do Lixo no Espírito Santo 

Valorizar o resíduo e retorná-lo à cadeia produtiva de forma sustentável. Este tem sido o trabalho da Marca Ambiental em seu parque de Ecoindústrias, mais conhecido como Shopping do Lixo.

A CTR Marca Ambiental nasceu em 1995, no Espírito Santo, com o objetivo de promover a correta destinação de resíduos e hoje é pioneira na valorização deles, com 10 ecoindústrias em funcionamento.

1995

Primeira ecoindústria instalada no local, a Biomarca começou a atuar na reciclagem do óleo de cozinha pós-consumo. O produto final é aproveitado na produção de biodiesel, curtumes e outros.

2006

Em 2014 chegou a Gecap, empresa beneficia resíduos siderúrgicos e escória de aciaria, para o aproveitamento metálico. Nesse processo os rejeitos são também utilizados no reparo de vias.

2014

Com vocação para a inovação, a Pneuvix Ambiental atua desde 2017 na correta destinação de pneus, que se transformam em insumos para outros processos produtivos por meio da reciclagem.

2017

A Vila Betume está na Marca desde 2018 e produz concreto betuminoso asfáltico usinado a quente. Usa em sua matriz energética reaproveitamento do resíduo de óleo combustível beneficiado no parque.

2018

2019

Com a chegada da Liberum Energia em 2019, o biogás produzido a partir da decomposição de resíduos de aterro sanitário passou a ser convertido em fonte de energia limpa em renovável.

A Organobom, presente no parque desde 2019, utiliza resíduo orgânico para a compostagem, aproveitando os nutrientes a serem utilizados na produção agrícola como adubo.

2019

A Recicla é uma gerenciadora de resíduos com forte atuação no mercado de plástico. A empresa atua, desde 2020, no transporte, segregação, classificação, beneficiamento e destinação final.

2020

2020

Uma das parceiras mais recentes, a Greenvix chegou ao parque de ecoindústrias com o objetivo de atuar na coleta e destinação da reciclagem do vidro, um resíduo infinitamente e 100% reciclável.

A Marca Ambiental se prepara, ainda, para receber a Cimento RWC, especializada em resíduos recicláveis segregados e iniciará as operações em 2022.

2022

Quer saber mais sobre o trabalho da Marca Ambiental e de todas as suas Ecoindústrias?

Clique aqui e descubra

Oferecido por: 

Produzido por: