oceanos?

 O que é preciso   para salvar os 

A Terra, não à toa, é chamada de Planeta Água. A área coberta por mares e oceanos ocupa mais de 71% da superfície do planeta.

O oceano fornece alimento para mais de três bilhões de pessoas. Ele é responsável por 30 milhões de empregos diretos e movimenta US$ 3 trilhões por ano, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Porém, este bem não tem sido conservado. Cerca de oito milhões de toneladas de lixo plástico são lançadas nos oceanos anualmente, além de restos de alimentos, vidros e outros materiais.

Esta quantidade seria capaz de cobrir 34 vezes a área da ilha de Manhattan, em Nova York. A camada de lixo teria a altura dos joelhos de uma pessoa.

Para chamar a atenção para essa realidade, foi instituída a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) no Brasil, proposta pela ONU.

O objetivo é conscientizar a todos sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares.

Essa conscientização é fundamental para o cumprimento dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente o ODS 14 – Vida na Água.

Dentre as ações importantes está o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), realizado mundialmente em setembro. Nele, milhões de pessoas saem e limpam suas cidades, rios e comunidades.

Há três anos, a Marca Ambiental, em parceria com a Associação dos Moradores Proprietários e Amigos da Ilha do Frade, tem participado do Clean up Day no local. Neste ano, ocorreu em 18 de setembro.

A região é uma área de Proteção Ambiental da Baía das Tartarugas e, para preservar essas vidas marinhas, é necessário ter atenção ao descartar resíduos.

A Marca Ambiental chama a atenção para o descarte incorreto dos resíduos e estimula a destinação correta através da Valorização dos Resíduos em seu Parque de Ecoindústrias.

E você? Quer ajudar na proteção dos oceanos e conhecer mais sobre a Marca Ambiental e desenvolvimento sustentável?

Produzido por:

Oferecido por: