Conheça o

potencial agrícola
de linhares

Com topografia ideal para uma infinidade de culturas e água em abundância, Linhares tem prosperado no campo.

Dados do IBGE apontam que o município ocupa as primeiras posições na produção de nove culturas no ES: banana, bubalinos, cacau, café conilon, coco, mamão, maracujá, melancia e ovinos.

Destaque para o café conilon, no qual é o terceiro maior produtor do Brasil. O município vem incentivando os produtores a elevarem a qualidade do café, promovendo capacitações e concursos.

Além disso, tem fomentado a instalação de terreiros suspensos para a secagem do café, para que os produtores beneficiem o próprio café, vendendo diretamente ao consumidor, aumentando o valor da saca.

Cacau também é destaque. Linhares é o quarto maior produtor de cacau do Brasil, segundo o IBGE (2019), responsável por 92% da produção capixaba, movimentando mais de R$ 45 milhões.

O município tem, ainda, mais de 1.200 hectares destinados à produção do mamão, com mais de 150 produtores. Boa parte do que é colhido vai para Europa e Estados Unidos.

A prefeitura continua aproveitando o potencial da terra e criou o Programa Municipal de Fruticultura englobando cultivo da uva, limão, goiaba, açaí e cajá manga anão em pequenas porções de terra.

O programa prevê a distribuição de mudas e, neste ano, traz como novidade a introdução de três novas frutas: a laranja, o abacate e a mexerica ponkan.

A chegada dessas culturas tem proporcionado o crescimento do turismo rural, com festivais de colheitas de uva, por exemplo.

Em busca de um ecossistema sustentável e de segurança hídrica, a prefeitura tem dado atenção para as reservas de água: já construiu 19 reservatórios.

Mais cinco reservatórios serão entregues até o fim do ano. Eles serão responsáveis pelo armazenamento de 70 milhões de litros de água.

Outra estratégia do município é a construção de caixas secas, uma tecnologia que tem sido positiva para diminuir a infiltração da água no solo a fim de evitar erosões e outros problemas.

Em todo o município já foram construídas 6.226 mil caixas secas pelo Programa Municipal de Conservação de Água e Solo.

Quer saber mais sobre a agricultura em Linhares?

> Clique aqui.

Oferecido por:

Desenvolvido por: