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da ita

Itapemirim:

No dia 17 de dezembro, o grupo
Itapemirim anunciou a suspensão
das operações aéreas da companhia
Itapemirim Transportes Aéreos (ITA),
seis meses após seu primeiro voo

A companhia desde o início foi alvo
de críticas constantes por causa de
cancelamentos de voos, atrasos
de salários e não pagamentos das
dívidas com credores do processo
judicial da Viação Itapemirim

A Gazeta acompanha a novela
de recuperação judicial do grupo
Itapemirim desde o início e reuniu
as principais polêmicas envolvendo
a empresa antes, durante e depois da suspensão. Confira:

O grupo está em recuperação
judicial desde 2016, mesmo ano
em que foi vendido. Em setembro,
a empresa devia cerca de R$ 253
milhões aos seus credores além
de R$ 2,2 bi em dívidas tributárias

Dívidas

A família Cola (antiga proprietária)
afirmou ter sofrido um “golpe”,
alegando que os empresários que
compraram o grupo não honraram
com o acordo, e desde então
tenta anular o negócio

Briga na Justiça

O plano era que a ITA fosse uma
companhia de baixo custo, com
foco na aviação regional e serviço
de bordo de excelência. Ela seria
financiada por um aporte de
R$ 2 bi de um fundo árabe

Plano original

A ITA nasceu no meio da crise
da Covid, que reduziu a demanda
por voos. Além disso, os custos
operacionais ficaram maiores com
alta dos preços dos combustíveis

Pandemia

O governo se mostrou a favor do
negócio em uma live, em outubro
de 2020, com o ministro Tarcísio e
o presidente Bolsonaro, realizando
“propaganda” da ITA meses antes
do lançamento

Live de Bolsonaro

Voo inaugural para Vitória? A ideia
era que o 1º voo da ITA fosse para
o ES, homenageando o Estado onde
o grupo foi criado. A companhia,
porém, priorizou terminais maiores
e nunca chegou em Vitória

Antes do primeiro voo, várias
passagens que já haviam sido
vendidas foram canceladas sem
explicações e pessoas se
queixaram de terem tido bilhetes
remarcados sem aviso

Estreia ruim

A Justiça chegou a nomear um
assistente, dentro do processo
de recuperação, para vigiar gastos
do grupo Itapemirim com a ITA.
A empresa, porém, recorreu e
se livrou do cão de guarda

“Cão de guarda”

Funcionários tiveram seus salários
e benefícios como tíquete e
vale-transporte pagos com atraso
frequentemente. Em dezembro,
o plano de saúde foi suspenso

Salários atrasados
E plano de saúde
suspenso

A ITA foi autuada três vezes por
descumprir o prazo de envio de
documentos obrigatórios à agência.
O valor da multa ainda não foi
definido, mas pode chegar
a R$ 12 mil

Multa da Anac

No meio da crise no Brasil,
o presidente da ITA, Sidnei Piva,
abriu no Reino Unido uma empresa
offshore com capital de 785 milhões
de libras, aproximadamente
R$ 6 bilhões

Empresa bilionária
na Europa

Segundo a Anac, a ITA tentava
sistematicamente vender mais
passagens do que o número de
assentos disponíveis nos aviões

Venda de mais
passagens que O
permitido

A interrupção das operações
da ITA levou a um cancelamento
de 515 voos previstos até o fim do
ano e transtornos para mais de
45,8 mil passageiros, que podem
ficar no prejuízo

Passageiros
no prejuízo

Texto: Vinícius Brandão
e Geraldo Campos Jr

Design: Geraldo Neto
Imagens: Divulgação,
Pexels e Unsplash
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