Você já ouviu falar sobre economia circular, um conceito que tem se tornado cada vez mais necessário e importante na atualidade?
Ele baseia-se em repensar a forma de desenhar, produzir e comercializar produtos para garantir o uso e a recuperação inteligente dos recursos naturais.
Assim, é uma nova visão de sistema econômico, que prioriza um novo relacionamento com a natureza e a sua utilização sustentável pela sociedade.
Suas principais características são a minimização da extração de recursos, maximização da reutilização, aumento da eficiência no desenvolvimento de processos e no uso de produtos.
Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2019, revelou que cerca de 76,5% das indústrias promovem iniciativas relacionadas à economia circular, mesmo sem saber.
As principais práticas são a otimização de processos (56,5%), o uso de insumos circulares (37,1%) e recuperação de recursos (24,1%).
A mesma pesquisa revela que mais de 88% dos empresários avaliam a economia circular como muito importante para a indústria brasileira.
A economia circular tem potencial para ajudar a conter danos ambientais como o aquecimento global e a poluição, e o trabalho realizado pela Marca Ambiental é um exemplo disso.
Por meio das Ecoindústrias de Reciclagem, a empresa realiza processos de beneficiamento para valorização de resíduos desde 2006, o que está em concordância com as diretrizes da economia circular.
Um dos exemplos é a Green Vix, empresa sediada na Central de Tratamento de Resíduos da Marca Ambiental (CTR Marca), que é especializada em vidros, um material que pode ser 100% reciclado.
Por ser facilmente maleável,
o material é derretido e transformado em outros produtos, como novas garrafas, potes, copos e afins.
Já a BioMarca beneficia o óleo de fritura pós-consumo para que seja reaproveitado em plantas de produção de biodiesel, curtumes, entre outros.
A Vila Recicla, por sua vez, oferece ao mercado soluções sustentáveis para o gerenciamento de resíduos da construção civil e demolição (RCD).
Produzido por:
Oferecido por: