Empresa valoriza

resíduos no ES

O termo lixo é cada vez menos usado ao se referir a resíduos. No Espírito Santo, há 27 anos, a Central de Valorização de Resíduos (CVR) Marca tem papel importante para ressignificá-los.

A CVR Marca Ambiental, maior empresa de valorização de resíduos do Estado, surgiu em 18 de agosto de 1995, com a operação do primeiro aterro sanitário privado capixaba.

Em 2012, surgiram as primeiras iniciativas de reciclagem, pilar importante da Economia Circular, que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais.

Ao longo desses 27 anos, a empresa se transformou em um grande Parque de Ecoindústrias que promove soluções inteligentes e inovadoras para os mais variados tipos de resíduos.

Em 2003, a empresa conquistou seu primeiro Prêmio Ecologia do ES em uma sequência de oito anos consecutivos. Além destes, várias outras premiações fazem parte dessa história.

A empresa oferece tecnologia moderna para o gerenciamento de resíduos. Desde 2005, por exemplo, a CVR Marca promove o gerenciamento adequado de resíduos classe I (perigosos).

Cuidar do social também está no DNA da empresa. Em 2006, foi criado o Instituto Marca de Desenvolvimento Socioambiental e, desde então, desenvolve diferentes ações junto a diversas comunidades.

Desenvolvido pelo Instituto Marca, o programa de responsabilidade socioambiental Ciranda do Saber é composto por projetos que ressaltam o princípio da cidadania e envolvem esporte, cultura e educação.

Em 2011, a CVR Marca implantou a primeira Autoclave do ES para tratamento de resíduos de serviços de saúde (RSS). Em 2022, o sistema foi ampliado e sua capacidade de atendimento, duplicada.

Para tratar diferentes tipos de efluentes, desde 2013 a CVR Marca utiliza moderna tecnologia preparada para receber, armazenar e tratar esses resíduos, bem como os semissólidos de terceiros off-site.

O trabalho destacado possibilitou que a empresa capixaba recebesse certificações importantes, como a ISO 9001, em 2006, e a ISO 14.001 e Great Place do Work (GPTW), em 2022.

Estimulando sempre a inovação, em 2019 a empresa lançou o Programa Inova Marca, direcionado aos colaboradores, criando espaço para projetos inovadores e reconhecendo os envolvidos. 

Também em 2019 ocorreu um marco importante: implantação da Usina de Energia por meio do biogás captado das células de resíduos de aterro sanitário, em parceria com a Liberum.

Além disso, instituiu o Programa de Integridade da Marca Ambiental para reforçar o compromisso da empresa com a construção de uma cultura balizada por comportamento ético.

Clique aqui.

Quer saber mais sobre as ações e a história da Marca Ambiental?

Produzido por:

Oferecido por: