alimentos na

Dicas para conservar

GELADEIRA

Depois das compras na feira ou no supermercado, a próximo passo é higienizar e guardar todos os produtos.

Para que essa tarefa seja feita de forma segura, prática e eficiente, reunimos algumas dicas que vão te ajudar na hora de armazenar folhas, frutas e verduras na geladeira.

Primeiro, é importante manter a geladeira limpa, com embalagens e outros recipientes fechados. Um detalhe importante é se atentar ao prazo de validade antes e após abrir o produto.

Para não dificultar a circulação do ar frio, uma sugestão é não deixar as prateleiras cobertas com panos ou toalhas.

Comidas prontas, carnes, ovos, leites e derivados devem ser refrigerados. Açúcar e enlatados, não. Já os cereais e legumes que não foram preparados, podem ficar guardados em temperatura ambiente.

Cada compartimento ou espaço da geladeira é mais adequado para receber determinado alimento.

O ideal é que nela estejam os alimentos que mais precisam de refrigeração como leite e derivados e demais frios.

Prateleiras inferiores

Nelas podem ficar os alimentos que necessitam de menos refrigeração.

A porta pode ser usada para guardar temperos, geleias, conservas, sucos e água.

Porta da geladeira

Não podem ficar na porta porque é uma área com variação de temperatura. É recomendável que o alimento fique acondicionado em uma prateleira, na embalagem ou em outro recipiente, não na porta.

Ovos

Folhas como alface e couve devem ser lavadas. Depois, é bom colocá-las em uma vasilha com tampa e forrada de papel toalha.

Folhas

Vá alternando camadas de folha e papel toalha até que todas as folhas acabem. Guarde tudo na prateleira da geladeira.

Frutas como laranja e maça têm uma casca que as protege da temperatura fria. Por isso, elas podem ser guardadas na geladeira em sacos plásticos ou na gaveta que fica na parte inferior do produto.

Frutas

Já a banana sofre de injúria pelo frio, que resulta em manchas marrons. Se quiser guarda-la por mais tempo, a dica é cortar em rodelas e colocar os pedaços em um saco plástico no freezer.

Bananas

Mantenha o freezer, o congelador e a geladeira na temperatura adequada. A temperatura da geladeira deve ser inferior a 7ºC. A do freezer não pode estar acima de 15ºC negativos.

Nunca descongele os alimentos na temperatura ambiente. Deixe-os sob refrigeração por tempo suficiente para que descongelem.

imagens e vídeos:
Pexels, Freepik, Unsplash,
Shutterstock e Isabella Arruda

texto:
Isaac Ribeiro


roteiro e design:
Erick Tagliari