Conheça
os 5 R’s da sustentabilidade 

Suprir as necessidades sem deixar de pensar no futuro.

Este é um princípio básico da sustentabilidade, posto em prática no Parque de Ecoindústrias Marca Ambiental.

Para melhor compreendê-lo, é importante conhecer os 5 R’s fundamentais do desenvolvimento sustentável, uma política pública que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta.

O primeiro R é o Repensar.

Ou seja, refletir e mudar hábitos de consumo, um importante exercício de indivíduos, empresas e instituições para preservar o meio ambiente.

Uma ação que reflete nova forma de pensar é realizada pela Ecoindústria BioMarca, com a destinação adequada ao óleo de fritura pós-consumo, o transformando em biodiesel, produtos de limpeza, etc.

Ou seja, dizer não a produtos, alimentos e processos que prejudicam a saúde e o meio ambiente, e sim àqueles benéficos ao planeta.

O segundo R é o Recusar.

Uma boa ideia é recusar o  adubo químico e preferir o natural. O adubo feito pela Ecoindústria Organobom é resultado da compostagem de resíduos orgânicos, que são devolvidos à natureza.

O terceiro R da sustentabilidade é o Reduzir. 

Deve-se diminuir o consumo e os hábitos que geram impactos negativos ao meio ambiente.

A Liberum Energia busca aproveitar o biogás produzido a partir da decomposição dos resíduos nas células de aterro sanitário, de forma a convertê-lo em uma fonte limpa e reduzindo a poluição.

O quarto R é o Reutilizar.

Ou seja, aproveitar o mesmo item já utilizado, sem que seja necessário descaracterizá-lo ou fazer alteração drástica nele.

A Gecap Minerais e Metálicos beneficia resíduos siderúrgicos e escória de aciaria, para o aproveitamento metálico. Os rejeitos são usados para reparo de vias, reduzindo necessidade de matéria-prima.

O quinto e mais conhecido R é o Reciclar.

Consiste em reinserir certo item nas cadeias produtivas para que seja processado e transformado em um novo produto. 

Dentre os vários exemplos na Marca Ambiental, pode-se destacar a Pneuvix Ambiental, que beneficia pneus usados transformando em borracha granulada, pó de borracha, negro de fumo e outros.

Quer saber mais sobre o trabalho da Marca Ambiental e de todas as suas Ecoindústrias?

Oferecido por:

Produzido por: